Qualificação profissional para pessoas com deficiência intelectual: perspectiva dos professores

Autores

  • Mariela Cristina de Aguiar Costa
  • Maria Nivalda de Carvalho-Freitas Universidade Federal de São João Del Rei, Sao Joao Del Rei, Minas Gerais
  • Marina Carvalho Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X29957

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, benefício de prestação continuada, concepções de deficiência

Resumo

Este estudo investigou a percepção dos professores acerca da qualificação profissional para pessoas com deficiência intelectual oferecido nas APAEs de Minas Gerais. Realizou-se um estudo com uma amostra de 47 professores de 21 APAEs do Estado por meio do método quantitativo – survey, cuja análise envolveu técnicas estatísticas, como: análise descritiva e análise do coeficiente de correlação de Spearman. Também foi utilizado o método qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas, em três instituições apaeanas com nove professores, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicam que as oficinas profissionalizantes para pessoas com deficiência intelectual oferecidas nas APAEs contribuem em vários aspectos para a ocupação e o desenvolvimento dos alunos. Verificou-se também que o processo de qualificação profissional está associado à necessidade das famílias em relação ao Benefício de Prestação Continuada e às concepções de deficiência dos professores, indicando que as discussões sobre qualificação profissional de pessoas com deficiência intelectual envolvem outros fatores para além das ações de formação propriamente ditas.

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Biografia do Autor

Mariela Cristina de Aguiar Costa

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei

Marina Carvalho Freitas

Psicóloga pela Universidade Federal de São João del-Rei

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Costa, M. C. de A., Carvalho-Freitas, M. N. de, & Freitas, M. C. (2019). Qualificação profissional para pessoas com deficiência intelectual: perspectiva dos professores. Revista Educação Especial, 32, e24/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X29957

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua