Cartografia tátil e deficiência visual: um olhar na perspectiva da educação escolar inclusiva

Autores

  • Ronise Venturini Medeiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Josefa Lídia Costa Pereira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24479

Palavras-chave:

Educação Especial. Deficiência Visual. Cartografia Tátil.

Resumo

Este estudo configura-se como um recorte de um trabalho de conclusão de curso, o qual a partir do atual contexto escolar inclusivo e da evidência da importância da utilização dos recursos didáticos para o processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência visual, teve como objetivo investigar de que forma a Cartografia Tátil é utilizada por professores de Geografia e de Educação Especial e como influencia na aprendizagem de alunos com deficiência visual matriculados em escola de ensino regular da rede pública da cidade de Santa Maria - RS. A pesquisa é de cunho qualitativo, com modalidade estudo de caso e foi realizada em uma escola regular da rede municipal de ensino da cidade de Santa Maria – RS. Verificou-se que a Cartografia Tátil, mais especificamente, os mapas táteis, é um recurso utilizado pelos professores de Geografia e de Educação Especial com os alunos cegos, bem como, contribui positivamente para o processo de aprendizagem dos conceitos de Geografia. Dessa forma, compreende-se que a utilização dos recursos cartográficos táteis torna-se imprescindível para o ensino de conceitos geográficos para alunos com deficiência visual. Estima-se que a pesquisa possa contribuir para a disseminação da área no campo da Educação Especial, vindo a motivar novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronise Venturini Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Substituta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Acadêmica do segundo semestre de especialização em Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional, pelo Centro Universitário Franciscano. Participante do Programa de Extensão: deficiência visual e acessibilidade: do sistema Braille às tecnologias assistivas. Técnica em Segurança do Trabalho pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM.

Josefa Lídia Costa Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (1997), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto I do Departamento de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem experiência na área de Artes Visuais, Educação, com ênfase em Educação Especial, na área da Deficiência Visual. Tem atuação nos seguintes temas de pesquisa: artes, educação especial, inclusão, deficiência visual (cegueira e baixa visão), formação de professores, adaptação didático?pedagógica e atendimento educacional especializado. É membro do corpo editorial de periódicos especializados e conselhos científicos de editoras, emitindo pareceres técnicos científicos de artigos e publicações na área da Educação Especial. Participa ainda como membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno/UFSM.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Medeiros, R. V., & Pereira, J. L. C. (2019). Cartografia tátil e deficiência visual: um olhar na perspectiva da educação escolar inclusiva. Revista Educação Especial, 32, e5/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X24479

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua