Tecnologia assistiva para crianças cegas: produtos de apoio para a mobilidade pessoal

Lana Tuan Borges de Jesus, Alexandra da Silva Santos Sampaio, Maria Helena Silveira Bonilla

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em identificar, catalogar e descrever a funcionalidade dos recursos de tecnologia assistiva, em especial os produtos de apoio para orientação e mobilidade da criança cega na faixa etária de 0 a 5 anos, utilizados para potencializar o seu desenvolvimento sensório-motor, reduzir ou eliminar as possíveis limitações causadas pela deficiência. A revisão bibliográfica prévia demonstrou que são escassos os estudos e trabalhos científicos sobre Tecnologia Assistiva específica para este público, na faixa etária estudada, o que torna este artigo de singular relevância tanto para a área, quanto socialmente. Os resultados iniciais indicaram que os produtos disponíveis como sendo Tecnologia Assistiva devem seguir preceitos e critérios individualizados considerando as necessidades específicas e individuais, o contexto que a criança cega está inserida e as barreiras que impedem ou dificultam a execução da tarefa pelo indivíduo. Destacamos que todos os produtos identificados são físicos, analógicos, podendo ser confeccionados de modo artesanal, com custos mínimos e alta funcionalidade, e que existe uma carência de produtos digitais específicos para as crianças cegas, na faixa etária estudada, o que evidencia o estágio em que se encontra o desenvolvimento tecnológico nessa área e/ou o pouco investimento feito para o atendimento desses sujeitos.

 

 


 


Palavras-chave


Tecnologia Assistiva; Orientação e Mobilidade; Criança cega

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13635

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Trimestral

Primeiro trimestre, jan./mar., limite para publicar a edição 31 março.

Segundo trimestre, abr./jun., limite para publicar a edição 30 junho.

Terceiro trimestre, jul./set., limite para publicar a edição 30 setembro.

Quarto trimestre, out./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________