Tecnologia assistiva para crianças cegas: produtos de apoio para a mobilidade pessoal

Autores

  • Lana Tuan Borges de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Alexandra da Silva Santos Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13635

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Orientação e Mobilidade, Criança cega

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em identificar, catalogar e descrever a funcionalidade dos recursos de tecnologia assistiva, em especial os produtos de apoio para orientação e mobilidade da criança cega na faixa etária de 0 a 5 anos, utilizados para potencializar o seu desenvolvimento sensório-motor, reduzir ou eliminar as possíveis limitações causadas pela deficiência. A revisão bibliográfica prévia demonstrou que são escassos os estudos e trabalhos científicos sobre Tecnologia Assistiva específica para este público, na faixa etária estudada, o que torna este artigo de singular relevância tanto para a área, quanto socialmente. Os resultados iniciais indicaram que os produtos disponíveis como sendo Tecnologia Assistiva devem seguir preceitos e critérios individualizados considerando as necessidades específicas e individuais, o contexto que a criança cega está inserida e as barreiras que impedem ou dificultam a execução da tarefa pelo indivíduo. Destacamos que todos os produtos identificados são físicos, analógicos, podendo ser confeccionados de modo artesanal, com custos mínimos e alta funcionalidade, e que existe uma carência de produtos digitais específicos para as crianças cegas, na faixa etária estudada, o que evidencia o estágio em que se encontra o desenvolvimento tecnológico nessa área e/ou o pouco investimento feito para o atendimento desses sujeitos.

 

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Tuan Borges de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2013) . Atualmente estuda Mestrado em Educação (UFBA) , na linha de Pesquisa "Educação e Diversidade" (BOLSISTA CAPES). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais – GEINE- integra o Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE – da Faculdade de Educação/ UFBA , atua na subárea (Educação Especial e Políticas Públicas). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Crianças com Deficiência , Atendimento Educacional Especializado e Educação Infantil.

Alexandra da Silva Santos Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Alexandra da Silva Santos Sampaio é graduada em Fisioterapia pela Faculdade Social da Bahia - FSBA, Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Especialização em Fisioterapia Hospitalar em andamento pela Faculdade Social da Bahia - FSBA.  Alexandra da Silva Santos Sampaio é pessoa com (D)Eficiência auditiva severa bilateralmente, oralizada e leitora labial.

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Ciências, Licenciatura de Primeiro Grau, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), com estágio de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Jesus, L. T. B. de, Sampaio, A. da S. S., & Bonilla, M. H. S. (2014). Tecnologia assistiva para crianças cegas: produtos de apoio para a mobilidade pessoal. Revista Educação Especial, 1(1), 165–180. https://doi.org/10.5902/1984686X13635

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua