Qualificando as Práticas Acadêmicas - Inclusão Digital e Diversidade na UFPel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190485263

Palabras clave:

diversidade, inclusão digital

Resumen

Este artigo apresenta uma experiˆencia de inclus˜ao digital do projeto ”Qualificando as Pr´aticas Acadˆemicas: Inclus˜ao Digital e Diversidade”, por parte do grupo PET Computação da Universidade Federal de Pelotas. O projeto foi realizado com o apoio da Pr´o-Reitoria de Assuntos Estudantis. O curso contou com 9 mulheres de diversas ´areas de formação, diferentes idades e identidade de gˆenero. O gerenciamento do projeto, elaboração das aulas e dos materiais did´aticos foram feitos com a utilização de ferramentas colaborativas livres e foram disponibilizados em formato digital e f´ısico, o projeto foi ministrado exclusivamente por alunos do curso de Engenharia e Ciˆencia da Computação da UFPel que atuaram como mediadores e monitores. O curso abordou temas relacionados a t´ecnologia da informação. Ao final do processo, o projeto foi bem avaliado pelos participantes e obteve resultados favor´aveis ao avaliar o conhecimento ap´os sua aplicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leomar Soares da Rosa Junior, Universidade Federal de Pelotas

.

Kathe Isabelle de Souza Beserra, Universidade Federal de Pelotas

Petiana graduanda da Engenharia da Computação.

Maria Júlia Lorenzoni, Universidade Federal de Pelotas

.

Louise Bezerra, Universidade Federal de Pelotas

.

Tiago Mackedanz, Universidade Federal de Pelotas

.

Gabriel Rocha Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Ciência da Computação.

Santiago Del Valle Alvarez Martinez, Universidade Federal de Pelotas

.

Rogéria Aparecida Cruz Guttier, Universidade Federal de Pelotas

.

Laura Quevedo Jurgina, Universidade Federal de Pelotas

.

Citas

Abdalla, D., Gama, C., Pinheiro, V., Rodarte, C., dos Santos, L. N. (2005). Onda digital: A universidade protagonizando a inclusão digital. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.

Benevides, B. G.; Nogueira, S. N. B. (2021). Assassinatos e violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE.

Brandt, A. G.; Araujo, C., de Souza Santos, G., Celestin, R., Alves, A. N. S., et al. (2022). Inserção da pessoa idosa na inclusão digital: Atividade desenvolvida pelo pet ifc - camboriú/sc. Anais da Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) Campus

Camboriú.

Cazeloto, E. (2019). Inclusão digital: uma visão crítica.

Moraes, L. M. P.,de Castro Junior, A. A. (2017). Pet fronteira: Concepção, ações e objetivos. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 2(1):35–45.

Neri, M. C. (2003). Mapa da exclusão digital. Technical report.

Petersen, D. A.W., Kalempa, V. C.; Pykosz, L. C. (2013). Envelhecimento e inclusão digital. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 10(15):120–128.

Pryor, J. T. (2015). Out in the classroom: Experiências de estudantes transexuais em uma grande universidade pública. Revista de Desenvolvimento de Estudantes Universitários, 56(5): 440–455.

Schroth, P. W., Erickson-Schroth, L., Foster, L. L., Burgess, A.; Erickson, N. S. (2018). Perspectivas sobre a legislação e a medicina relacionadas a pessoas transgênero nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Direito e Medicina, 66(supl. 1): 91–126.

Zeni, J., Antunes, I., Gatti, I., and Oliveira, M. (2014). Inclusão digital: informática na terceira idade.

Publicado

2023-12-02

Cómo citar

Rosa Junior, L. S. da, Beserra, K. I. de S., Lorenzoni, M. J., Bezerra, L., Mackedanz, T., Silveira, G. R., Martinez, S. D. V. A., Guttier, R. A. C., & Jurgina, L. Q. (2023). Qualificando as Práticas Acadêmicas - Inclusão Digital e Diversidade na UFPel. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 7(1), 103–112. https://doi.org/10.5902/2448190485263

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.