Qualificando as Práticas Acadêmicas - Inclusão Digital e Diversidade na UFPel

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190485263

Schlagworte:

diversidade, inclusão digital

Abstract

Este artigo apresenta uma experiˆencia de inclus˜ao digital do projeto ”Qualificando as Pr´aticas Acadˆemicas: Inclus˜ao Digital e Diversidade”, por parte do grupo PET Computação da Universidade Federal de Pelotas. O projeto foi realizado com o apoio da Pr´o-Reitoria de Assuntos Estudantis. O curso contou com 9 mulheres de diversas ´areas de formação, diferentes idades e identidade de gˆenero. O gerenciamento do projeto, elaboração das aulas e dos materiais did´aticos foram feitos com a utilização de ferramentas colaborativas livres e foram disponibilizados em formato digital e f´ısico, o projeto foi ministrado exclusivamente por alunos do curso de Engenharia e Ciˆencia da Computação da UFPel que atuaram como mediadores e monitores. O curso abordou temas relacionados a t´ecnologia da informação. Ao final do processo, o projeto foi bem avaliado pelos participantes e obteve resultados favor´aveis ao avaliar o conhecimento ap´os sua aplicação.

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Autor/innen-Biografien

Leomar Soares da Rosa Jr., Universidade Federal de Pelotas

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Kathe I. Beserra, Universidade Federal de Pelotas

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Maria Júlia Lorenzoni, Universidade Federal de Pelotas

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Louise Bezerra, Universidade Federal de Pelotas

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Tiago Mackedanz, Universidade Federal de Pelotas

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Gabriel S. Rocha, Universidade Federal de Pelotas

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Santiago A. Martinez, Universidade Federal de Pelotas

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Rogéria Aparecida C. Guttier, Universidade Federal de Pelotas

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Laura Q. Jurgina, Universidade Federal de Pelotas

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Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2023-12-02

Zitationsvorschlag

da Rosa Jr., L. S., Beserra, K. I., Lorenzoni, M. J., Bezerra, L., Mackedanz, T., Rocha, G. S., Martinez, S. A., Guttier, R. A. C., & Jurgina, L. Q. (2023). Qualificando as Práticas Acadêmicas - Inclusão Digital e Diversidade na UFPel. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 7(1), 103–112. https://doi.org/10.5902/2448190485263

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