https://periodicos.ufsm.br/coming/issue/feedRevista ComInG - Communications and Innovations Gazette2024-09-10T18:38:41-03:00Giovani Rubert Librelottocoming@inf.ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <strong>Revista ComInG</strong>, foi criada com o objetivo de estimular a produção científica-tecnológica e o debate acadêmico discente e docente, bem como fomentar a disseminação de conhecimento nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2448-1904</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85398Aplicativo UFSCar Planner2024-09-10T18:38:16-03:00Gabrielly Guimarãesgabriellycastilho@estudante.ufscar.brAdriano Tavares Santos Araújo de Castroadrianotsac@estudante.ufscar.brJorge Luiz Medeiros Piresjorgepires@estudante.ufscar.brMatheu Ramos de Carvalhomatheusramosimperador@gmail.comRenato Buenorenato@ufscar.brMarcelina Maye Abaga Mayemmaye@estudante.ufscar.brGiullio Emmanuel da Cruz Di Gerolamogiullio@estudante.ufscar.brNatália Bachiega MagalhãesNataliabachiega@estudante.ufscar.br<p>Este artigo apresenta o desenvolvimento do UFSCar Planner, um<br>aplicativo produzido, utilizando a metodologia ágil Kanban[1], pelo grupo<br>PET-BCC da Universidade Federal de São Carlos, voltado para os estudantes<br>da comunidade. Ele tem como objetivo primordial facilitar a administração da<br>vida acadêmica de seus usuários através de funcionalidades como criar even-<br>tos, visualizar o cardápio do Restaurante Universitário e controlar a frequência<br>em disciplinas.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85413A Tecnologia como Agente de Inclusão: O Impacto do Curso de Capacitação em Informática para Imigrantes2024-09-10T18:38:12-03:00Juliana Zambonzambonjuliana@outlook.comMillena Suiani Costamillena.sui@outlook.com<p>O presente artigo descreve as motivações e o planejamento em torno do curso de Capacitação em Informática para Imigrantes, bem como detalha a sua implementação como uma medida inclusiva que visa principalmente o desenvolvimento educacional dos participantes. As aulas são ministradas de forma altamente personalizada, adaptando-se às necessidades e conhecimentos prévios dos alunos. Assim, o curso é dividido em dois níveis: básico -- no qual se abordam tópicos como componentes essenciais de um computador e noções iniciais de sistemas operacionais, digitação e utilização da internet -- e intermediário -- que abrange, especialmente, ferramentas digitais como pacote Office, e-mails, Google Drive e similares.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85266Sistema de detecção de phishing com base em query DNS2024-09-10T18:38:30-03:00Antonio S Montagnerantoniomontagner309@gmail.comCarla Merkle Westphallcarla.merkle.westphall@ufsc.brRômulo Augusto Oliveira Cruz Bittencourt de Almeidaromulob00@hotmail.comGuilherme Eliseu Rhodenguilherme.rhoden@rnp.br<p>O fenômeno do ataque de phishing é uma questão que perdura na sociedade há mais de duas décadas, que afeta um número crescente de vítimas ao longo dos anos. Em vista desse persistente desafio, pesquisadores têm se empenhado na criação de soluções eficientes para a detecção e mitigação desse tipo de ataque. Nesse contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento e demonstração de um sistema de detecção de phishing destinado a sistemas ARM, oferecendo uma implementação de fácil implantação por intermédio da tecnologia Docker. Além disso, o sistema faz uso do serviço de logs de um servidor DNS como parte integrante de sua estratégia de detecção. Essa iniciativa visa contribuir para a proteção cibernética, oferecendo uma abordagem robusta e prática para a identificação e prevenção de tentativas de phishing, assim buscando diminuir esse problema crescente.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85416Uma análise dos resultados obtidos no primeiro ano do projeto preparatório para a Maratona de Programação2024-09-10T18:38:06-03:00Jonathan Weber Nogueirajwnogueira@inf.ufsm.brFernando Pedrazzi Pozzerfppozzer@inf.ufsm.br<p>Este artigo visa analisar os resultados obtidos no primeiro ano do projeto de pesquisa de programação competitiva, o qual tem como finalidade preparar alunos para a Maratona SBC de Programação. É analisada a evolução dos alunos no âmbito competitivo, juntamente com as suas interpretações acerca do seu próprio crescimento.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85269AlphaZero como ferramenta de playtest2024-09-10T18:38:26-03:00Celso Gabriel Dutra Almeida Malostogabriel.malosto@estudante.ufjf.brIgor de Oliveira Knopigorknop@ice.ufjf.brLuciana Conceição Dias Camposluciana.campos@ice.ufjf.br<p>O mercado de jogos de mesa tem mantido acelerado crescimento nos<br>últimos anos e já atinge as dezenas de bilhões de dólares. O balanceamento<br>desses jogos é uma demanda de mercado e é uma disciplina difı́cil, que exige<br>uma grande habilidade analı́tica por parte do game designer. Essa habilidade é<br>construı́da com a condução e observação de centenas de partidas em grupos de<br>teste, em um processo propenso a erro, devido à grande dificuldade em encon-<br>trar pessoas dispostas a jogar protótipos repetidamente, apenas com pequenas<br>iterações nas regras. Adicionalmente, nem todo game designer mantém um re-<br>gistro completo dos testes e consegue lidar com as relações de causa e efeito<br>que pequenas mudanças nas regras causam nos resultados. Este trabalho in-<br>vestiga o AlphaZero, como técnica de inteligência computacional para aliviar<br>a demanda por jogadores humanos no processo de criação e testes de jogos.<br>Enquanto os trabalhos na área buscam um agente mais eficiente, este aplica o<br>algoritmo para gerar um conjunto de dados para auxiliar o game designer a<br>encontrar pontos de desequilı́brio e explorar a criatividade. No atual estágio,<br>uma versão do AlphaZero é implementada para realizar o autotreinamento. Por<br>fim, são discutidos pontos nos quais o método pode auxiliar o processo de game<br>design utilizando os dados gerados pelo algoritmo durante o treinamento.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85256Investigação da Eficácia de Técnicas de Nicho e Diferenciação Ambiental aplicadas a Algoritmos da Robótica Evolutiva2024-09-10T18:38:41-03:00Brenda Silva Machadobrendamachado29016@gmail.comJônata Tyska Carvalhojonatatyska@gmail.comArthur Holtrup Bianchiniarthur.h.bianchini@grad.ufsc.br<p>O algoritmo Estratégias Evolutivas (ES) têm se mostrado uma técnica eficiente de otimização ao longo das décadas. Recentemente, uma adaptação do método, proposta por pesquisadores da empresa OpenAI, demonstrou as vantagens de se usar técnicas de ES de forma paralelizada como uma importante alternativa ao também relevante método de Aprendizado por Reforço. Técnicas que utilizam abordagens populacionais de otimização como é o caso das estratégias evolutivas, se beneficiam da diversidade das soluções candidatas no processo evolutivo. Por este motivo, mecanismos que preservam a diversidade como, por exemplo, a criação de ilhas e nichos durante o processo evolutivo foram propostos e investigados em outros algoritmos evolutivos. Este trabalho tem o objetivo de analisar como a adição de técnicas de nicho, que incluem diferenciação ambiental entre as subpopulações, podem ser relevantes a algoritmos da Robótica Evolutiva utilizando a versão do algoritmo ES recentemente proposto pela OpenAI. Utilizando como tarefa de teste o bem conhecido problema do baleancemento de mastros duplos (\textit{double-pole balancing}), comparamos a efetividade das soluções geradas com e sem o mecanismo de nichos nos algoritmos OpenAI-ES e Stochastic Steady State (SSS). Os resultados obtidos demonstraram aumentos de performance de aproximadamente 8,6\% e 53.5\% para OpenAI-ES e SSS, respectivamente, quando o mecanismo de nichos é utilizado.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85429Classificação de patologias em estruturas usando redes neurais convolucionais: diferenciação em trincas, fissuras e rachaduras2024-09-10T18:38:03-03:00Luís Gustavo Werle Tozevichlgtozevich@inf.ufsm.brGiovani Rubert Librelottolibrelotto@inf.ufsm.brPedro Luís Tozevichpedrotz@bol.com.br<p>Este estudo propõe uma abordagem baseada em redes neurais convolucionais (CNNs) para a classificação de trincas, fissuras e rachaduras por análise de imagens. A metodologia inclui pré-processamento, equilíbrio de dados e usa a arquitetura ResNet50 com camadas de pooling, dropout e regularização. Transformações avançadas de aumento de dados são aplicadas para superar a falta de imagens. O modelo atinge cerca de 96% de precisão, evidenciando sua eficácia. No entanto, oportunidades de aprimoramento são identificadas, como a expansão contínua do conjunto de dados. Em suma, este estudo oferece novas visões para a inspeção estrutural por meio de CNNs, com implicações práticas para a segurança e manutenção de infraestruturas.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85264Gurias da Comp: A permanência de Mulheres em Cursos de Graduação em Ciência e Engenharia de Computação2024-09-10T18:38:34-03:00Leomar Soares da Rosa Juniorleomarjr@inf.ufpel.edu.brMaria Júlia Lorenzonijuliamaria892@gmail.comKathe Isabelle de Souza Beserrakathe.isabelle@gmail.comLouise Bezerralouisequeiroz8@gmail.comLaura Quevedo Jurginalqjurgina@inf.ufpel.edu.br<p>Este artigo apresenta o relato da construção de um projeto de incentivo a permanência das discentes dos cursos de Computação da Universidade Federal de Pelotas. Identificamos um cenário de invisiblidade e intimidação com as alunas. Assim, foi construído um projeto para o acolhimento e aperfeiçoamento das alunas, visando um cen´ario de equidade de gênero na comunidade discente da computação.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85263Qualificando as Práticas Acadêmicas - Inclusão Digital e Diversidade na UFPel2024-09-10T18:38:37-03:00Leomar Soares da Rosa Juniorleomarjr@inf.ufpel.edu.brKathe Isabelle de Souza Beserrakathe.isabelle@gmail.comMaria Júlia Lorenzonijuliamaria892@gmail.comLouise Bezerralouisequeiroz8@gmail.comTiago Mackedanztiagomackedanz@hotmail.comGabriel Rocha Silveiragrsilveira@inf.ufpel.edu.brSantiago Del Valle Alvarez Martinezsantiago.dvam@inf.ufpel.edu.brRogéria Aparecida Cruz Guttierrogeria.guttier@ufpel.edu.brLaura Quevedo Jurginalqjurgina@inf.ufpel.edu.br<p>Este artigo apresenta uma experiˆencia de inclus˜ao digital do projeto ”Qualificando as Pr´aticas Acadˆemicas: Inclus˜ao Digital e Diversidade”, por parte do grupo PET Computação da Universidade Federal de Pelotas. O projeto foi realizado com o apoio da Pr´o-Reitoria de Assuntos Estudantis. O curso contou com 9 mulheres de diversas ´areas de formação, diferentes idades e identidade de gˆenero. O gerenciamento do projeto, elaboração das aulas e dos materiais did´aticos foram feitos com a utilização de ferramentas colaborativas livres e foram disponibilizados em formato digital e f´ısico, o projeto foi ministrado exclusivamente por alunos do curso de Engenharia e Ciˆencia da Computação da UFPel que atuaram como mediadores e monitores. O curso abordou temas relacionados a t´ecnologia da informação. Ao final do processo, o projeto foi bem avaliado pelos participantes e obteve resultados favor´aveis ao avaliar o conhecimento ap´os sua aplicação.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85304Explorando a Assimetria do Dimensionamento de Transistores CMOS em Portas Complexas2024-09-10T18:38:23-03:00Vítor de Melo Mandowskivdmmandowski@inf.ufpel.edu.brHenrique C. Kesslerhckessler@inf.ufpel.edu.brLeomar Soares da Rosa Júniorleomarjr@inf.ufpel.edu.br<p>Para projetar portas lógicas com eficiência, é crucial dimensionar os transistores adequadamente, buscando otimizar área, atraso de propagação e consumo de potência. Para dimensionar os transistores, existem na literatura técnicas amplamente utilizadas, contudo, acredita-se que um modelo alternativo de dimensionamento possa oferecer melhores resultados para as portas complexas. Neste contexto, o presente trabalho explorou um dimensionamento assimétrico de transistores em portas complexas, resultando em ganhos no atraso de propagação em portas lógicas com grandes cargas de saída.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85415Impulsionando o Ensino de Programação: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros2024-09-10T18:38:08-03:00Guilherme Galanteguilherme.galante@unioeste.brDavid Antonio Brocardodavidbrocardo@gmail.comDavi Marchetti Giacomeldavi.giacomel1@unioeste.brFábio Kenji Satof.ksatoclass@gmail.comGabriel Lensergabxlenser1@gmail.comGabriel Yudi Leite Higuchigabriel2309bvp@gmail.comGuilherme Augusto Deitos Alvesguilherme.cascavel@gmail.comJaqueline Cavaller Fainojaquecavaller@gmail.comMaria Eduarda Amorim Quevedomariaquevedo.capanema@gmail.comMarlon Fabichacki Pereiramarlon.pereira1@unioeste.brWeberson Morelli Leite Juniorwebersonmorelli2004@gmail.comRonaldo Drecksler Farias Pachicoronaldodreckslerfp@gmail.comIsadora Coelho Araujoizacoelho33@gmail.com<p>Atividades para o incentivo do ensino, como monitorias, bootcamps e minicursos são importantes para o enriquecimento do ambiente acadêmico. Tendo isso em vista, o grupo PET desenvolveu atividades para auxiliar os alunos na programação web e na introdução do curso. O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar os resultados das atividades: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros. O projeto do Bootcamp Web tem como objetivo ensinar os aspectos básicos de programação web, área que não é tão explorada no curso de Ciência da Computação. A atividade foi aberta para todos os alunos do curso, e teve retornos positivos evidenciados pelo envio de formulários e questionários com fins avaliativos e de diagnósticos. O Minicurso para Calouros é o projeto que visa introduzir os novos ingressantes do curso de Ciência da computação à programação, foi ministrado de forma online, e tem como objetivo preparar os novos alunos que ainda não possuem uma base sólida em algoritmos. O principal software utilizado foi o Portugol, pois se assemelha mais à linguagem nativa e cotidiana. Os retornos dados ao projeto foram positivos, indicados pelos questionários e formulários enviados.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85386Resolução Comentada de Exercícios na Plataforma URI-Beecrowd2024-09-10T18:38:20-03:00Augusto dos Santos Gomes Vazaugusto.vaz@estudante.ufscar.brCaio Ueda Sampaiouscaio@estudante.ufscar.brJoão Dini de Mirandajoao.dini.m@gmail.comPietro Minghini Morallesmorallespietro@estudante.ufscar.brThiago Roberto Garcia Albiniothiagoalbino@estudante.ufscar.brRenato Buenorenato@ufscar.br<p>Este artigo descreve a realização do projeto de Resolução de Exercícios da Plataforma URI de 2020, desenvolvido pelo XXX da XXX. O objetivo principal foi reforçar os graduandos de cursos de Computação da XXX no aprendizado das linguagens de programação C e Python. O projeto propos resoluções para os exercícios de programação em C disponíveis na plataforma URI, tanto no nível iniciante quanto em tópicos relacionados a strings. Para a organização, foram utilizadas plataformas como Trello e GitHub. Além disso, o projeto foi ampliado para incluir a aplicação de programação na linguagem Python.</p>2023-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette