https://periodicos.ufsm.br/coming/issue/feedRevista ComInG - Communications and Innovations Gazette2021-11-20T12:11:27-03:00Giovani Rubert Librelottocoming@inf.ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <strong>Revista ComInG</strong>, ISSN 2448-1904, foi criada com o objetivo de estimular a produção científica-tecnológica e o debate acadêmico discente e docente, bem como fomentar a disseminação de conhecimento nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.</p>https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67744Estudo de IA baseado em projetos: implantando uma Engine para jogos de tabuleiro2021-11-17T17:45:21-03:00Thiago Sotoriva Lermenthiago.lermen@gmail.comEduardo Fantiniedufantinicod@gmail.comÉrika Fernandes Cotaerika.cota@gmail.comJogos de tabuleiros de dois jogadores são amplamente estudados na história da inteligência artificial. Além disso, o aprendizado de jogos lógicos de tabuleiros sempre teve grande impacto no desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos. Desse modo, com o desenvolvimento da tecnologia, estudos que relacionam educação e jogos lógicos vêm sendo desenvolvidos. Neste artigo, generalizamos duas diferentes abordagens de implementação de centro de tomada de decisões em jogos lógicos de tabuleiro, mais especificamente o jogo Tapatan. Com ambas as abordagens, foi possível comparar as duas implementações.2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67894Comparação dos Conteúdos do POSCOMP com o Currículo de Referência dos Cursos de Computação da SBC2021-11-17T17:45:24-03:00Acsa Laiane Arcanjo Augustoacsalaiane@gmail.comBreno Mauricio de Freitas Vianabmfviana@gmail.comDébora Emili Costa Oliveiradebaemili@gmail.comGustavo Alves Bezerragustavoalvesbezerra@gmail.comJoão Mendes Lopes Netomendeslopes.joao@gmail.comKevin Wallacy de Souza Macielkevin.maciel.704@ufrn.edu.brPatricia Cruz Ferrazpcruz.pat@gmail.comRaul Silveira Silvaraul95@gmail.comUmberto Souza da Costaumberto@dimap.ufrn.brO Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) é uma avaliação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) cujo objetivo é avaliar o egresso de Computação. Este trabalho apresenta uma análise comparativa das edições de 2014 a 2019 do POSCOMP com o Currículo de Referência (CR) da SBC homologado em 2016. A partir dessa comparação, foram observados: (<em>i</em>) a ausência de aproximadamente 60% dos conteúdos do CR nos exames; (<em>ii</em>) apenas 14 conteúdos apresentam incidências significativas e contínuas nos exames; (<em>iii</em>) os eixos de formação definidos pelo CR têm diferenças significativas nos números de questões correspondentes que foram exploradas ao longo das edições do exame.2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67988UFSMOOC: uma plataforma institucional para cursos online gratuitos2021-11-20T12:11:27-03:00Augusto Pagnossim Frigofrigo.augusto@gmail.comThiago Rodrigues Silvawow@primasis.comAna Paula Militz Dornelesanapaulamilitz@gmail.comLucio Strazzabosco Dorneleslucio.dorneles@ufsm.brGiovani Rubert Librelottolibrelotto@inf.ufsm.br<p>As opções de extensão focadas no ensino para a comunidade, na<br />UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), poderiam alcançar um número<br />maior de pessoas, não fosse a ausência de uma plataforma para uso de<br />MOOCs (Massive Open Online Courses). Este artigo apresenta a criação de<br />uma plataforma institucional que supra essa necessidade; com cursos<br />gratuitos, de todas as áreas do conhecimento. A implementação considerou<br />aspectos da usabilidade e design do sistema, bem como sua funcionalidade e<br />segurança. Neste contexto, o software desenvolvido apresentou potencialidade<br />de tornar-se uma ferramenta relevante na democratização do conhecimento no<br />Brasil.</p>2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67896TamoJunto: Projeto comunitário de combate à COVID-19 e à desinformação2021-11-17T17:45:30-03:00Graziele Rodrigues Souzagrazirodriguess@hotmail.comMaria Clara Ferreira Pereiramariaclarp@hotmail.comAndré Rodrigues da Cruzdacruz@cefetmg.brSandro Renato Diassandrord@cefetmg.br<p dir="ltr"><span>Este artigo descreve o desenvolvimento do TamoJunto, um projeto de extensão e desenvolvimento comunitário de enfrentamento à</span><span>pandemia de COVID-19, que possibilitou a produção de diversas ações de</span><span>educação em saúde para serem compartilhadas por meio de tecnologias de comunicação e informação. O projeto foi idealizado com o objetivo de fomentar uma rede de comunicação popular, reunindo ciência,</span><span>tecnologia e sociedade, por meio da divulgação de informações</span><span>seguras para o combate da COVID-19. </span><span>Nesse contexto, o trabalho destaca a </span><span>participação do grupo COMPET, PET de computação do </span><span>Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (</span><span>CEFET-MG), no desdobramento do programa. </span></p><div><span><br /></span></div>2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67901COMPET Talks: Processo de Adaptação Durante a Pandemia do Coronavírus2021-11-17T17:45:33-03:00Luísa Oliveira Vicenteluisa.oliveira.vicente@hotmail.comStéphanie Fonseca de Oliveira Gomes Magalhãesstephaniefonsecaogm@gmail.comAndré Rodrigues Da Cruzdacruz@cefetmg.brSandro Renato Diassandrord@cefetmg.br<span id="docs-internal-guid-6f2c72d5-7fff-727f-774a-b53ef76d3493"><span>Obedecendo às recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao Coronavírus, o CEFET-MG suspendeu suas atividades presenciais. Dessa forma, o COMPET Talks, evento organizado pelo COMPET que consiste em palestras mensais sobre educação, ciência e tecnologia, precisou se adaptar ao período de atividades remotas aconselhado, e para isso foi preciso utilizar novos recursos que possibilitam a transmissão de mídia ao vivo, além de uma quantidade maior de pessoas encarregadas de executar as novas demandas provenientes do formato remoto do evento. Contudo, a aplicação do COMPET Talks de forma virtual tem sido realizada de forma eficaz, e agregou elementos positivos ao evento.</span></span>2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67933ADEGA: Análise de Dados Estatísticos da Grade Acadêmica2021-11-17T17:45:36-03:00Ana Paula Andrade Sodréapas19@inf.ufpr.brBruno Henrique Meyerbhmeyer@inf.ufpr.brBruno Müller Juniorbmuller@inf.ufpr.brHenrique Margottehm19@inf.ufpr.brMatheus Paolini de Mirandampm19@inf.ufpr.brOdair Mario Ditkun Junioromdj17@inf.ufpr.brPedro Pasqualini de Andradeppa19@inf.ufpr.brTiago Serique Valadarestsv19@inf.ufpr.brVinicius Miotovm20@inf.ufpr.br<p>Este artigo descreve o sistema ADEGA (Análise de Dados Estatísticos da Grade Acadêmica). Os sistemas de gestão acadêmica, aplicativos utilizados por instituições de ensino para fazer o acompanhamento acadêmico de alunos, normalmente não fornecem maiores funcionalidades do que um repositório de notas e frequências de alunos. Desse modo, o ADEGA tem como objetivo auxiliar a gestão de coordenações de curso de instituições de ensino superior, utilizando o histórico de notas e frequências para fornecer dados e gráficos com informações relevantes e que não costumam ser abordadas em outros sistemas, como uma lista de alunos em risco de jubilamento, um quadro comparativo entre reprovações por disciplina, entre outras.</p><p> </p><p>AGEGA (Academic Grid Statistical Data Analysis)</p><p>This paper describes the ADEGA system (Academic Grid Statistical Data Analysis). The academics management systems, applications used by educational institutions to monitor students academically, usually don’t provide greater functionality than a repository of student grades and attendance. Therefore, ADEGA aims to assist in the management of higher education institution’s course coordination, it uses the history of grades and attendance to provide data and graphics with relevant information that don’t usually are included in other systems, like a risk of academic retirement’s list, a comparative chart of failures by subjects, among others.</p>2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67935SACOMP: Integrando os Estudantes de Computação com o Mercado de Trabalho2021-11-17T17:45:39-03:00Placida Giuliane Silveira de Oliveirapgsdoliveira@inf.ufpel.edu.brDarlei Matheus Schmegeldmschmegel@inf.ufpel.edu.brDauan Ghisleni Zolingerdgzolinger@inf.ufpel.edu.brMoniele K. Santosmksantos@inf.ufpel.edu.brLaura Quevedo Jurginalqjurgina@inf.ufpel.edu.brMarilton Sanchotene de Aguiarmarilton@inf.ufpel.edu.brLeomar Soares da Rosa Júniorleomarjr@inf.ufpel.edu.brEste trabalho apresenta um evento acadêmico, realizado anualmente, que busca a integração entre alunos, professores e profissionais do mercado de tecnologia. A Semana Acadêmica da Computação (SACOMP) acontece na cidade de Pelotas, Candy Valley brasileiro, e é organizado pelos alunos de computação da Universidade Federal de Pelotas, atendendo diversos cursos de tecnologia da região Sul do estado. O principal objetivo do evento é oferecer palestras e minicursos de tópicos que são tendência na indústria com o intuito de unir a comunidade acadêmica ao mercado de trabalho.2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67948Introdução de indígenas e quilombolas aos ambientes digitais de ensino da universidade2021-11-17T17:45:41-03:00Gerônimo Gallarreta Zubiaurre Lemosggzlemos@inf.ufpel.edu.brBruno Cascaes Alvesbcalves@inf.ufpel.edu.brHeitor Felipe Matozo dos Santoshfmdsantos@inf.ufpel.edu.brGerson Leite de Menezesgldmenezes@inf.ufpel.edu.brLeomar Soares da Rosa Júniorleomarjr@inf.ufpel.edu.brEste trabalho busca analisar os obstáculos enfrentados por alunos indígenas e quilombolas da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA referente à realização de tarefas acadêmicas durante a pandemia de COVID-19. Com a adesão às atividades remotas, diversos alunos dessas comunidades enfrentaram problemas por não terem acesso às plataformas de estudo. Por isso, criou-se um canal de diálogo entre os alunos indígenas/quilombolas, membros do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade e grupo PET Computação da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA, a fim de investigar os desafios encontrados pelos alunos, além de auxiliar no uso de ferramentas digitais da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA. Por fim, propõem-se a criação de auxílios para a viabilização de recursos aos alunos que não possuem acesso a tecnologias.2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67954Semana da Computação da UFJF: desafios e perspectivas entre os anos de 2017 e 20192021-11-17T17:45:44-03:00Carlos Alexandre de Almeida Pirescarlos.alexandre@engenharia.ufjf.brIgor de Oliveira Knopigorknop@ice.ufjf.brRuy Freitas Reisruy.reis@ufjf.brBárbara de Melo Quintelabarbara@ice.ufjf.brA Semana da Computação da UFJF é um evento de extensão que acontece há mais de 20 anos. Com o auxílio dos grupos de Educação Tutorial da área de computação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento possui uma programação bastante variada voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes de computação. Este artigo apresenta os desafios da organização e a importância do evento, focando nas edições de 2017, 2018 e 2019. Os resultados demonstram uma ótima participação dos cursos envolvidos e a sua contribuição para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes.2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67956PETCast Nossos Mestres - Aproximando os professores dos alunos em contexto pandêmico2021-11-18T11:05:16-03:00Davi Marchetti Giacomeldavimarchettigiacomel1509@gmail.comDaniel Carlos Chaves Bolldanielboll.academico@gmail.comFelipi Lima Matozinhomatozinhof.academico@gmail.comGustavo Lopes Nomelinigustavolnomelini@gmail.comIgor França Negrizoliigor.negrizoli@gmail.comLeonardo Vanzinleoniznav@gmail.comLucas Giovanini de Andrade Amorimlukcaasgiovanini@gmail.comLucas Veit de Sálucas-cs1998@hotmail.comMarco Antonio Damomarco_damo@hotmail.comMateus Edival Rodrigues da Silveiramateus.edival@gmail.comMateus Karvat Camaramkarvat@gmail.comRoberta Aparecida da Silva Alcantararoberta_alcantara@outlook.com.brVinicius Muller de Freitasviniciusmullerdefreitas309@hotmail.comMarcio Seiji Oyamadamsoyamada@gmail.com<em></em><span style="left: 351.087px; top: 480.819px; font-size: 9.61998px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.871375);"><em>Podcasts</em> podem ser definidos como programas de rádios personalizados, que são disponibilizados através da internet através de diferentes meios de comunicação. Essa mídia se popularizou muito no Brasil nos últimos anos e, sabendo disso, o grupo PETComp decidiu criar seu <em>podcast</em> iniciando com a série "Nossos Mestres", que, em contexto pandêmico, busca aproximar os professores od curso de Ciência da Computação da Unioeste dos alunos, mostrando os <em>hobbies</em> e um pouco da vida pessoal dos docentes. Os <em>podcasts</em> foram realizados ao vivo via Discord e as gravações disponibilizadas no YouTube e Spotify, com <em>feedbacks</em> positivos em relação a seu objetivo e realização. </span>2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67957O Uso de Uma Plataforma Virtual como Forma de Auxílio aos Discentes Durante o Isolamento Social2021-11-18T11:07:55-03:00Andressa Werner Krause Pereiraawkpereira@inf.ufpel.edu.brAna Amélia Traversiaatraversi@inf.ufpel.edu.brGabriel Rocha Silveiragrsilveira@inf.ufpel.edu.brRaquel de Souza Zimmerrdszimmer@inf.ufpel.edu.brLeomar Soares da Rosa Júniorleomarjr@inf.ufpel.edu.br<div class="page" title="Page 1"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Devido a necessidade do afastamento social causado pela pandemia da COVID-19, o ensino sofreu uma forte ruptura com padrões tradicionais de reuniões de alunos e professores em salas de aula, o que por consequência acarretou o afastamento fraterno entre os indivíduos. Tais preocupações foram abraçadas pelo grupo PET Computação que, como solução, idealizou uma plataforma capaz de sustentar o vínculo criado pelo ensino presencial de forma remota. Para realizar este objetivo foi escolhido o Aplicativo Discord, que com suas diversas ferramentas e interface amigável tornou-se um espaço virtual de estudo e interação para alunos e professores. </span></p></div></div></div></div>2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/62040Uma Avaliação UX Para Aplicativo de Mobilidade Urbana sob a Perspectiva de Idosos2021-11-17T17:45:52-03:00Laura Quevedo Jurginalqjurgina@inf.ufpel.edu.brDauan Ghisleni Zolingerdgzolinger@inf.ufpel.edu.brDarlei Matheus Schmegeldmschemegel@inf.ufpel.edu.brRafael P. TorchelsenRafael.torchelsen@inf.ufpel.edu.brLeomar Soares da Rosa Júniorleomarjr@inf.ufpel.edu.br<em>O avanço da tecnologia invade o cotidiano das famílias e o emprego do computador em tarefas diárias é cada vez mais comum. As aplicações móveis atingem um público amplo, de faixa etária e nível de instrução diversificados. A inclusão de idosos neste processo implica no emprego de atividades de letramento digital a partir da oferta de plataformas intuitivas e que dialoguem com linguagem simplificada para que as atividades possam ser compreendidas por públicos com maiores dificuldades de utilização. Este trabalho busca identificar as dificuldades encontradas por idosos na interação com uma aplicação comum no cotidiano, o aplicativo estudado, que traz informações necessárias para a utilização do transporte público. Os obstáculos encontrados no processo de utilização foram investigados a partir de uma avaliação UX, com tarefas intuitivas e chaves para o sucesso no resultado esperado pelo usuário. Dentro deste escopo, o presente trabalho identifica aspectos que fazem barreiras à acessibilidade de interação com um serviço comum no dia-a-dia da cidade.</em>2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67936Construção de um Laboratório de Lógica para Programação dedicado a Cursos de Graduação2021-11-17T17:45:54-03:00Laura Quevedo Jurginalqjurgina@inf.ufpel.edu.brAna Amélia Traversiaatraversi@inf.ufpel.edu.brGabriel Rocha Silveiragrsilveira@inf.ufpel.edu.brRaquel de Souza Zimmerrdszimmer@inf.ufpel.edu.brBruno C. Alvesbcalves@inf.ufpel.edu.brMoniele K. Santosmksantos@inf.ufpel.edu.brDauan Ghisleni Zolingerdgzolinger@inf.ufpel.edu.brDarlei Matheus Schmegeldmschmegel@inf.ufpel.edu.brHeitor F. M. dos Santoshfmdsantos@inf.ufpel.edu.brGerônimo G. Z. Lemosggzlemos@inf.ufpel.edu.brAndressa Werner Krause Pereiraawkpereira@inf.ufpel.edu.brPlacida Giuliane Silveira de Oliveirapgsdoliveira@inf.ufpel.edu.brGerson L. de Menezesgldmenezes@inf.ufpel.edu.brLeomar Soares da Rosa Jr.leomarjr@inf.ufpel.edu.brEste trabalho descreve uma oficina planejada para suprir as necessidades identificadas nos alunos de graduação na disciplina de introdução à programação. A lógica é um conceito fundamental que deve ser exercitada e implementada para que programar seja uma atividade mais simples e melhor compreendida. Além da semântica e da sintaxe é necessário pensamento lógico. Uma oficina de lógica foi desenvolvida para auxiliar estes alunos dos diversos cursos de graduação da UFPel, e todos os participantes assíduos obtiveram resultados satisfatórios.2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazettehttps://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67950Aulas de programação durante a Pandemia: vencendo o Desafio da Distância2021-11-17T17:45:57-03:00Amanda Peixoto Mansoamandamanso@estudante.ufscar.brLorenzo Correia Maialorenzomaia@estudante.ufscar.brAllan Mansilha Cidreiraallan@estudante.ufscar.brIara Marcela Henriques Ferreira e Silvaiaramhfs@estudante.ufscar.brMayk Tulio Bezerramayk@estudante.ufscar.brRenato Buenorenato@ufscar.br<p id="docs-internal-guid-8030be1d-7fff-5dfe-b706-c9f728b71d27" style="line-height: 1.7999999999999998; margin-left: 21.259842519685044pt; margin-right: 19.21653543307093pt; text-align: justify; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt;" dir="ltr"><span style="font-size: 12pt; font-family: 'Times New Roman'; color: #000000; background-color: transparent; font-weight: 400; font-style: italic; font-variant: normal; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;">Este artigo relata os desafios e soluções encontradas no oferecimento de aulas de programação para jovens de 13 a 15 anos, baseado em um projeto aplicado pelo PET BCC. O objetivo principal foi ensinar e apresentar o pensamento algorítmico para os jovens, de forma contemporânea e atrativa. O projeto apresentou o ensino de Python e utilizou ambientes online como o Scratch e o Replit, utilizando diferentes ferramentas de avaliação não-presencial. As aulas aconteceram durante o ano de 2020, tendo, como cenário principal, a pandemia do novo coronavírus.</span></p>2021-11-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette