https://periodicos.ufsm.br/coming/issue/feed Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette 2024-09-10T18:38:41-03:00 Giovani Rubert Librelotto coming@inf.ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista ComInG</strong>, foi criada com o objetivo de estimular a produção científica-tecnológica e o debate acadêmico discente e docente, bem como fomentar a disseminação de conhecimento nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2448-1904</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85398 Aplicativo UFSCar Planner 2024-09-10T18:38:16-03:00 Gabrielly Guimarães gabriellycastilho@estudante.ufscar.br Adriano Tavares Santos Araújo de Castro adrianotsac@estudante.ufscar.br Jorge Luiz Medeiros Pires jorgepires@estudante.ufscar.br Matheu Ramos de Carvalho matheusramosimperador@gmail.com Renato Bueno renato@ufscar.br Marcelina Maye Abaga Maye mmaye@estudante.ufscar.br Giullio Emmanuel da Cruz Di Gerolamo giullio@estudante.ufscar.br Natália Bachiega Magalhães Nataliabachiega@estudante.ufscar.br <p>Este artigo apresenta o desenvolvimento do UFSCar Planner, um<br>aplicativo produzido, utilizando a metodologia ágil Kanban[1], pelo grupo<br>PET-BCC da Universidade Federal de São Carlos, voltado para os estudantes<br>da comunidade. Ele tem como objetivo primordial facilitar a administração da<br>vida acadêmica de seus usuários através de funcionalidades como criar even-<br>tos, visualizar o cardápio do Restaurante Universitário e controlar a frequência<br>em disciplinas.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85413 A Tecnologia como Agente de Inclusão: O Impacto do Curso de Capacitação em Informática para Imigrantes 2024-09-10T18:38:12-03:00 Juliana Zambon zambonjuliana@outlook.com Millena Suiani Costa millena.sui@outlook.com <p>O presente artigo descreve as motivações e o planejamento em torno do curso de Capacitação em Informática para Imigrantes, bem como detalha a sua implementação como uma medida inclusiva que visa principalmente o desenvolvimento educacional dos participantes. As aulas são ministradas de forma altamente personalizada, adaptando-se às necessidades e conhecimentos prévios dos alunos. Assim, o curso é dividido em dois níveis: básico -- no qual se abordam tópicos como componentes essenciais de um computador e noções iniciais de sistemas operacionais, digitação e utilização da internet -- e intermediário -- que abrange, especialmente, ferramentas digitais como pacote Office, e-mails, Google Drive e similares.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85266 Sistema de detecção de phishing com base em query DNS 2024-09-10T18:38:30-03:00 Antonio S Montagner antoniomontagner309@gmail.com Carla Merkle Westphall carla.merkle.westphall@ufsc.br Rômulo Augusto Oliveira Cruz Bittencourt de Almeida romulob00@hotmail.com Guilherme Eliseu Rhoden guilherme.rhoden@rnp.br <p>O fenômeno do ataque de phishing é uma questão que perdura na sociedade há mais de duas décadas, que afeta um número crescente de vítimas ao longo dos anos. Em vista desse persistente desafio, pesquisadores têm se empenhado na criação de soluções eficientes para a detecção e mitigação desse tipo de ataque. Nesse contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento e demonstração de um sistema de detecção de phishing destinado a sistemas ARM, oferecendo uma implementação de fácil implantação por intermédio da tecnologia Docker. Além disso, o sistema faz uso do serviço de logs de um servidor DNS como parte integrante de sua estratégia de detecção. Essa iniciativa visa contribuir para a proteção cibernética, oferecendo uma abordagem robusta e prática para a identificação e prevenção de tentativas de phishing, assim buscando diminuir esse problema crescente.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85416 Uma análise dos resultados obtidos no primeiro ano do projeto preparatório para a Maratona de Programação 2024-09-10T18:38:06-03:00 Jonathan Weber Nogueira jwnogueira@inf.ufsm.br Fernando Pedrazzi Pozzer fppozzer@inf.ufsm.br <p>Este artigo visa analisar os resultados obtidos no primeiro ano do projeto de pesquisa de programação competitiva, o qual tem como finalidade preparar alunos para a Maratona SBC de Programação. É analisada a evolução dos alunos no âmbito competitivo, juntamente com as suas interpretações acerca do seu próprio crescimento.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85269 AlphaZero como ferramenta de playtest 2024-09-10T18:38:26-03:00 Celso Gabriel Dutra Almeida Malosto gabriel.malosto@estudante.ufjf.br Igor de Oliveira Knop igorknop@ice.ufjf.br Luciana Conceição Dias Campos luciana.campos@ice.ufjf.br <p>O mercado de jogos de mesa tem mantido acelerado crescimento nos<br>últimos anos e já atinge as dezenas de bilhões de dólares. O balanceamento<br>desses jogos é uma demanda de mercado e é uma disciplina difı́cil, que exige<br>uma grande habilidade analı́tica por parte do game designer. Essa habilidade é<br>construı́da com a condução e observação de centenas de partidas em grupos de<br>teste, em um processo propenso a erro, devido à grande dificuldade em encon-<br>trar pessoas dispostas a jogar protótipos repetidamente, apenas com pequenas<br>iterações nas regras. Adicionalmente, nem todo game designer mantém um re-<br>gistro completo dos testes e consegue lidar com as relações de causa e efeito<br>que pequenas mudanças nas regras causam nos resultados. Este trabalho in-<br>vestiga o AlphaZero, como técnica de inteligência computacional para aliviar<br>a demanda por jogadores humanos no processo de criação e testes de jogos.<br>Enquanto os trabalhos na área buscam um agente mais eficiente, este aplica o<br>algoritmo para gerar um conjunto de dados para auxiliar o game designer a<br>encontrar pontos de desequilı́brio e explorar a criatividade. No atual estágio,<br>uma versão do AlphaZero é implementada para realizar o autotreinamento. Por<br>fim, são discutidos pontos nos quais o método pode auxiliar o processo de game<br>design utilizando os dados gerados pelo algoritmo durante o treinamento.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85256 Investigação da Eficácia de Técnicas de Nicho e Diferenciação Ambiental aplicadas a Algoritmos da Robótica Evolutiva 2024-09-10T18:38:41-03:00 Brenda Silva Machado brendamachado29016@gmail.com Jônata Tyska Carvalho jonatatyska@gmail.com Arthur Holtrup Bianchini arthur.h.bianchini@grad.ufsc.br <p>O algoritmo Estratégias Evolutivas (ES) têm se mostrado uma técnica eficiente de otimização ao longo das décadas. Recentemente, uma adaptação do método, proposta por pesquisadores da empresa OpenAI, demonstrou as vantagens de se usar técnicas de ES de forma paralelizada como uma importante alternativa ao também relevante método de Aprendizado por Reforço. Técnicas que utilizam abordagens populacionais de otimização como é o caso das estratégias evolutivas, se beneficiam da diversidade das soluções candidatas no processo evolutivo. Por este motivo, mecanismos que preservam a diversidade como, por exemplo, a criação de ilhas e nichos durante o processo evolutivo foram propostos e investigados em outros algoritmos evolutivos. Este trabalho tem o objetivo de analisar como a adição de técnicas de nicho, que incluem diferenciação ambiental entre as subpopulações, podem ser relevantes a algoritmos da Robótica Evolutiva utilizando a versão do algoritmo ES recentemente proposto pela OpenAI. Utilizando como tarefa de teste o bem conhecido problema do baleancemento de mastros duplos (\textit{double-pole balancing}), comparamos a efetividade das soluções geradas com e sem o mecanismo de nichos nos algoritmos OpenAI-ES e Stochastic Steady State (SSS). Os resultados obtidos demonstraram aumentos de performance de aproximadamente 8,6\% e 53.5\% para OpenAI-ES e SSS, respectivamente, quando o mecanismo de nichos é utilizado.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85429 Classificação de patologias em estruturas usando redes neurais convolucionais: diferenciação em trincas, fissuras e rachaduras 2024-09-10T18:38:03-03:00 Luís Gustavo Werle Tozevich lgtozevich@inf.ufsm.br Giovani Rubert Librelotto librelotto@inf.ufsm.br Pedro Luís Tozevich pedrotz@bol.com.br <p>Este estudo propõe uma abordagem baseada em redes neurais convolucionais (CNNs) para a classificação de trincas, fissuras e rachaduras por análise de imagens. A metodologia inclui pré-processamento, equilíbrio de dados e usa a arquitetura ResNet50 com camadas de pooling, dropout e regularização. Transformações avançadas de aumento de dados são aplicadas para superar a falta de imagens. O modelo atinge cerca de 96% de precisão, evidenciando sua eficácia. No entanto, oportunidades de aprimoramento são identificadas, como a expansão contínua do conjunto de dados. Em suma, este estudo oferece novas visões para a inspeção estrutural por meio de CNNs, com implicações práticas para a segurança e manutenção de infraestruturas.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85264 Gurias da Comp: A permanência de Mulheres em Cursos de Graduação em Ciência e Engenharia de Computação 2024-09-10T18:38:34-03:00 Leomar Soares da Rosa Junior leomarjr@inf.ufpel.edu.br Maria Júlia Lorenzoni juliamaria892@gmail.com Kathe Isabelle de Souza Beserra kathe.isabelle@gmail.com Louise Bezerra louisequeiroz8@gmail.com Laura Quevedo Jurgina lqjurgina@inf.ufpel.edu.br <p>Este artigo apresenta o relato da construção de um projeto de incentivo a permanência das discentes dos cursos de Computação da Universidade Federal de Pelotas. Identificamos um cenário de invisiblidade e intimidação com as alunas. Assim, foi construído um projeto para o acolhimento e aperfeiçoamento das alunas, visando um cen´ario de equidade de gênero na comunidade discente da computação.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85263 Qualificando as Práticas Acadêmicas - Inclusão Digital e Diversidade na UFPel 2024-09-10T18:38:37-03:00 Leomar Soares da Rosa Junior leomarjr@inf.ufpel.edu.br Kathe Isabelle de Souza Beserra kathe.isabelle@gmail.com Maria Júlia Lorenzoni juliamaria892@gmail.com Louise Bezerra louisequeiroz8@gmail.com Tiago Mackedanz tiagomackedanz@hotmail.com Gabriel Rocha Silveira grsilveira@inf.ufpel.edu.br Santiago Del Valle Alvarez Martinez santiago.dvam@inf.ufpel.edu.br Rogéria Aparecida Cruz Guttier rogeria.guttier@ufpel.edu.br Laura Quevedo Jurgina lqjurgina@inf.ufpel.edu.br <p>Este artigo apresenta uma experiˆencia de inclus˜ao digital do projeto ”Qualificando as Pr´aticas Acadˆemicas: Inclus˜ao Digital e Diversidade”, por parte do grupo PET Computação da Universidade Federal de Pelotas. O projeto foi realizado com o apoio da Pr´o-Reitoria de Assuntos Estudantis. O curso contou com 9 mulheres de diversas ´areas de formação, diferentes idades e identidade de gˆenero. O gerenciamento do projeto, elaboração das aulas e dos materiais did´aticos foram feitos com a utilização de ferramentas colaborativas livres e foram disponibilizados em formato digital e f´ısico, o projeto foi ministrado exclusivamente por alunos do curso de Engenharia e Ciˆencia da Computação da UFPel que atuaram como mediadores e monitores. O curso abordou temas relacionados a t´ecnologia da informação. Ao final do processo, o projeto foi bem avaliado pelos participantes e obteve resultados favor´aveis ao avaliar o conhecimento ap´os sua aplicação.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85304 Explorando a Assimetria do Dimensionamento de Transistores CMOS em Portas Complexas 2024-09-10T18:38:23-03:00 Vítor de Melo Mandowski vdmmandowski@inf.ufpel.edu.br Henrique C. Kessler hckessler@inf.ufpel.edu.br Leomar Soares da Rosa Júnior leomarjr@inf.ufpel.edu.br <p>Para projetar portas lógicas com eficiência, é crucial dimensionar os transistores adequadamente, buscando otimizar área, atraso de propagação e consumo de potência. Para dimensionar os transistores, existem na literatura técnicas amplamente utilizadas, contudo, acredita-se que um modelo alternativo de dimensionamento possa oferecer melhores resultados para as portas complexas. Neste contexto, o presente trabalho explorou um dimensionamento assimétrico de transistores em portas complexas, resultando em ganhos no atraso de propagação em portas lógicas com grandes cargas de saída.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85415 Impulsionando o Ensino de Programação: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros 2024-09-10T18:38:08-03:00 Guilherme Galante guilherme.galante@unioeste.br David Antonio Brocardo davidbrocardo@gmail.com Davi Marchetti Giacomel davi.giacomel1@unioeste.br Fábio Kenji Sato f.ksatoclass@gmail.com Gabriel Lenser gabxlenser1@gmail.com Gabriel Yudi Leite Higuchi gabriel2309bvp@gmail.com Guilherme Augusto Deitos Alves guilherme.cascavel@gmail.com Jaqueline Cavaller Faino jaquecavaller@gmail.com Maria Eduarda Amorim Quevedo mariaquevedo.capanema@gmail.com Marlon Fabichacki Pereira marlon.pereira1@unioeste.br Weberson Morelli Leite Junior webersonmorelli2004@gmail.com Ronaldo Drecksler Farias Pachico ronaldodreckslerfp@gmail.com Isadora Coelho Araujo izacoelho33@gmail.com <p>Atividades para o incentivo do ensino, como monitorias, bootcamps e minicursos são importantes para o enriquecimento do ambiente acadêmico. Tendo isso em vista, o grupo PET desenvolveu atividades para auxiliar os alunos na programação web e na introdução do curso. O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar os resultados das atividades: Bootcamp Web e Minicurso para Calouros. O projeto do Bootcamp Web tem como objetivo ensinar os aspectos básicos de programação web, área que não é tão explorada no curso de Ciência da Computação. A atividade foi aberta para todos os alunos do curso, e teve retornos positivos evidenciados pelo envio de formulários e questionários com fins avaliativos e de diagnósticos. O Minicurso para Calouros é o projeto que visa introduzir os novos ingressantes do curso de Ciência da computação à programação, foi ministrado de forma online, e tem como objetivo preparar os novos alunos que ainda não possuem uma base sólida em algoritmos. O principal software utilizado foi o Portugol, pois se assemelha mais à linguagem nativa e cotidiana. Os retornos dados ao projeto foram positivos, indicados pelos questionários e formulários enviados.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/85386 Resolução Comentada de Exercícios na Plataforma URI-Beecrowd 2024-09-10T18:38:20-03:00 Augusto dos Santos Gomes Vaz augusto.vaz@estudante.ufscar.br Caio Ueda Sampaio uscaio@estudante.ufscar.br João Dini de Miranda joao.dini.m@gmail.com Pietro Minghini Moralles morallespietro@estudante.ufscar.br Thiago Roberto Garcia Albinio thiagoalbino@estudante.ufscar.br Renato Bueno renato@ufscar.br <p>Este artigo descreve a realização do projeto de Resolução de Exercícios da Plataforma URI de 2020, desenvolvido pelo XXX da XXX. O objetivo principal foi reforçar os graduandos de cursos de Computação da XXX no aprendizado das linguagens de programação C e Python. O projeto propos resoluções para os exercícios de programação em C disponíveis na plataforma URI, tanto no nível iniciante quanto em tópicos relacionados a strings. Para a organização, foram utilizadas plataformas como Trello e GitHub. Além disso, o projeto foi ampliado para incluir a aplicação de programação na linguagem Python.</p> 2023-12-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette