O Uso de Uma Plataforma Virtual como Forma de Auxílio aos Discentes Durante o Isolamento Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190467957

Resumo

Devido a necessidade do afastamento social causado pela pandemia da COVID-19, o ensino sofreu uma forte ruptura com padrões tradicionais de reuniões de alunos e professores em salas de aula, o que por consequência acarretou o afastamento fraterno entre os indivíduos. Tais preocupações foram abraçadas pelo grupo PET Computação que, como solução, idealizou uma plataforma capaz de sustentar o vínculo criado pelo ensino presencial de forma remota. Para realizar este objetivo foi escolhido o Aplicativo Discord, que com suas diversas ferramentas e interface amigável tornou-se um espaço virtual de estudo e interação para alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Brasil. Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, Brasília, 11 mar. 2020. Notícias. Disponível em:

<https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-sau de-declara-pandemia-de-coronavirus> Acessado em 20 set. 2021.

M. Vladoiu and Z. Constantinescu, "Learning During COVID-19 Pandemic: Online Education Community, Based on Discord," 2020 19th RoEduNet Conference: Networking in Education and Research (RoEduNet), 2020, pp. 1-6, doi: 10.1109/RoEduNet51892.2020.9324863.

Joyce, Randall; Sahawneh, Faris; and Dixon, Brandon, "Utilizing Discord to Create a Learning Space for Cybersecurity Courses" (2021). Pedagogicon Poster Gallery. 8. <https://encompass.eku.edu/pedagogicon_postergallery/8>

Discord Safety. O que é o Discord?. Discord. Disponível em: <https://discord.com/safety/360044149331-O-que-e-o-Discord> Acessado em 19 set. 2021.

MEDEIROS, Alex Sandro Peixoto. Multimodalidade Textual: um avanço sociolinguístico no processo comunicativo digital com o uso de emojis, gifs e figurinhas. Brasil Escola. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/multimodalidade-textual-um- avanco-sociolinguistico-no-processo-comunicativo-digital-com-o-uso-de-emojis-gifs -e-figurinhas.htm#indice_9> Acessado em 19 set. 2021.

UFPEL(a). CRA reforça que calendário acadêmico está suspenso. Portal UFPel, Pelotas, 2 abr. 2020. Notícias. Disponível em: <https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/04/02/cra-reforca-que-calendario-academico-esta -suspenso/> Acessado em 20 set. 2021.

UFPEL(b). Cocepe aprova calendário alternativo. Portal UFPel, Pelotas, 22 maio. 2020. Notícias. Disponível em: <https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/22/cocepe-aprova-calendario-alternativo-ativi dades-iniciam-em-22-6/> Acessado em 20 set. 2021.

UFPEL(c). Reitor da UFPel realiza vídeo ao vivo para falar sobre o coronavírus. Portal UFPel, Pelotas, 16 mar. 2020. Notícias. Disponível em: <https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/03/16/reitor-da-ufpel-realiza-video-ao-vivo-para-f alar-sobre-coronavirus/> Acessado em 20 set. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Pereira, A. W. K., Traversi, A. A., Silveira, G. R., Zimmer, R. de S., & Rosa Júnior, L. S. da. (2021). O Uso de Uma Plataforma Virtual como Forma de Auxílio aos Discentes Durante o Isolamento Social. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 100–107. https://doi.org/10.5902/2448190467957

Edição

Seção

Artigos PET

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)