O Uso de Uma Plataforma Virtual como Forma de Auxílio aos Discentes Durante o Isolamento Social
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448190467957Résumé
Devido a necessidade do afastamento social causado pela pandemia da COVID-19, o ensino sofreu uma forte ruptura com padrões tradicionais de reuniões de alunos e professores em salas de aula, o que por consequência acarretou o afastamento fraterno entre os indivíduos. Tais preocupações foram abraçadas pelo grupo PET Computação que, como solução, idealizou uma plataforma capaz de sustentar o vínculo criado pelo ensino presencial de forma remota. Para realizar este objetivo foi escolhido o Aplicativo Discord, que com suas diversas ferramentas e interface amigável tornou-se um espaço virtual de estudo e interação para alunos e professores.
Téléchargements
Références
Agência Brasil. Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, Brasília, 11 mar. 2020. Notícias. Disponível em:
<https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-sau de-declara-pandemia-de-coronavirus> Acessado em 20 set. 2021.
M. Vladoiu and Z. Constantinescu, "Learning During COVID-19 Pandemic: Online Education Community, Based on Discord," 2020 19th RoEduNet Conference: Networking in Education and Research (RoEduNet), 2020, pp. 1-6, doi: 10.1109/RoEduNet51892.2020.9324863.
Joyce, Randall; Sahawneh, Faris; and Dixon, Brandon, "Utilizing Discord to Create a Learning Space for Cybersecurity Courses" (2021). Pedagogicon Poster Gallery. 8. <https://encompass.eku.edu/pedagogicon_postergallery/8>
Discord Safety. O que é o Discord?. Discord. Disponível em: <https://discord.com/safety/360044149331-O-que-e-o-Discord> Acessado em 19 set. 2021.
MEDEIROS, Alex Sandro Peixoto. Multimodalidade Textual: um avanço sociolinguístico no processo comunicativo digital com o uso de emojis, gifs e figurinhas. Brasil Escola. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/multimodalidade-textual-um- avanco-sociolinguistico-no-processo-comunicativo-digital-com-o-uso-de-emojis-gifs -e-figurinhas.htm#indice_9> Acessado em 19 set. 2021.
UFPEL(a). CRA reforça que calendário acadêmico está suspenso. Portal UFPel, Pelotas, 2 abr. 2020. Notícias. Disponível em: <https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/04/02/cra-reforca-que-calendario-academico-esta -suspenso/> Acessado em 20 set. 2021.
UFPEL(b). Cocepe aprova calendário alternativo. Portal UFPel, Pelotas, 22 maio. 2020. Notícias. Disponível em: <https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/22/cocepe-aprova-calendario-alternativo-ativi dades-iniciam-em-22-6/> Acessado em 20 set. 2021.
UFPEL(c). Reitor da UFPel realiza vídeo ao vivo para falar sobre o coronavírus. Portal UFPel, Pelotas, 16 mar. 2020. Notícias. Disponível em: <https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/03/16/reitor-da-ufpel-realiza-video-ao-vivo-para-f alar-sobre-coronavirus/> Acessado em 20 set. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.