Construção de um Laboratório de Lógica para Programação dedicado a Cursos de Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190467936

Palavras-chave:

Lógica de programação, Algoritmos

Resumo

Este trabalho descreve uma oficina planejada para suprir as necessidades identificadas nos alunos de graduação na disciplina de introdução à programação. A lógica é um conceito fundamental que deve ser exercitada e implementada para que programar seja uma atividade mais simples e melhor compreendida. Além da semântica e da sintaxe é necessário pensamento lógico. Uma oficina de lógica foi desenvolvida para auxiliar estes alunos dos diversos cursos de graduação da UFPel, e todos os participantes assíduos obtiveram resultados satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar Soares da Rosa Jr., Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Pelotas e orientador no Programa de Pós-graduação em Computação da mesma universidade. Tutor do Grupo PET Computação/UFPel. Líder do Grupo de Pesquisa em Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI).

Referências

Barbosa, L., S. (2011) “Aprendizado Significativo Aplicado ao Ensino de Algoritmos”. Dissertação (Pós-Graduação em Sistemas de Computação) - Departamento de informática e Matemática Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Bosse, Yorah; Gerosa, Marco Aurélio. Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23., 2015, Recife. Anais: Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 426-435. ISSN 2595-6175.

De Oliveira, Milena; De Souza, Anderson; Ferreira, Aline; Barreiros, Emanoel. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22., 2014, Brasília. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 239-248. ISSN 2595-6175.

França, R. S.; Silva, W. C; Amaral, H. J. C. (2013) “Computino: um jogo destinado à aprendizagem de Números Binários para estudantes da educação básica”. In Anais do XXXIII Congresso da SBC- WEI. Maceió, Brasil.

Francisco, Rodrigo Elias; Pereira Júnior, Cleon X.; Ambrósio, Ana Paula. Grau de Dificuldade de Problemas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25., 2017, São Paulo. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. ISSN 2595-6175.

Mattos, Giorgia de O.; Moreira, Josilene A.; Moura, Ana Flávia S. A.; Nascimento, Andrea B.; Oliveira, Chaenne C. Oficinas de Programação para Meninas: Despertando o Interesse Pela Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26., 2018, Natal. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. ISSN 2595-6175.

Pereira, Felício Gobbi Hoffmann Santos; De Araújo, Graziela Santos; Cheung, Luciana Montera; De Araujo, Anderson Viçoso; Zunta, Heitor Batistela. Relato da utilização da plataforma App Inventor como ferramenta de ensino de lógica de programação para professores da Rede Básica de Ensino. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28., 2020, Cuiabá. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 86-90. ISSN 2595-6175.

Schildt, H. C Completo e Total. Brasil: Makron Books, 1996.

Tucker, A. (2006) A Model Curriculum for K–12 Computer Science. Final Report of the ACM K–12 Task Force Curriculum Committee.

Watson, C. and Li, F. W. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science Education, pages 39–44. ACM.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Jurgina, L. Q., Traversi, A. A., Silveira, G. R., Zimmer, R. de S., Alves, B. C., Santos, M. K., Zolinger, D. G., Schmegel, D. M., dos Santos, H. F. M., Lemos, G. G. Z., Pereira, A. W. K., de Oliveira, P. G. S., de Menezes, G. L., & da Rosa Jr., L. S. (2021). Construção de um Laboratório de Lógica para Programação dedicado a Cursos de Graduação. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 119–124. https://doi.org/10.5902/2448190467936

Edição

Seção

Artigos PET

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)