Construção de um Laboratório de Lógica para Programação dedicado a Cursos de Graduação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190467936Parole chiave:
Lógica de programação, AlgoritmosAbstract
Este trabalho descreve uma oficina planejada para suprir as necessidades identificadas nos alunos de graduação na disciplina de introdução à programação. A lógica é um conceito fundamental que deve ser exercitada e implementada para que programar seja uma atividade mais simples e melhor compreendida. Além da semântica e da sintaxe é necessário pensamento lógico. Uma oficina de lógica foi desenvolvida para auxiliar estes alunos dos diversos cursos de graduação da UFPel, e todos os participantes assíduos obtiveram resultados satisfatórios.Downloads
Riferimenti bibliografici
Barbosa, L., S. (2011) “Aprendizado Significativo Aplicado ao Ensino de Algoritmos”. Dissertação (Pós-Graduação em Sistemas de Computação) - Departamento de informática e Matemática Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.
Bosse, Yorah; Gerosa, Marco Aurélio. Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23., 2015, Recife. Anais: Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 426-435. ISSN 2595-6175.
De Oliveira, Milena; De Souza, Anderson; Ferreira, Aline; Barreiros, Emanoel. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22., 2014, Brasília. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 239-248. ISSN 2595-6175.
França, R. S.; Silva, W. C; Amaral, H. J. C. (2013) “Computino: um jogo destinado à aprendizagem de Números Binários para estudantes da educação básica”. In Anais do XXXIII Congresso da SBC- WEI. Maceió, Brasil.
Francisco, Rodrigo Elias; Pereira Júnior, Cleon X.; Ambrósio, Ana Paula. Grau de Dificuldade de Problemas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25., 2017, São Paulo. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. ISSN 2595-6175.
Mattos, Giorgia de O.; Moreira, Josilene A.; Moura, Ana Flávia S. A.; Nascimento, Andrea B.; Oliveira, Chaenne C. Oficinas de Programação para Meninas: Despertando o Interesse Pela Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26., 2018, Natal. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. ISSN 2595-6175.
Pereira, Felício Gobbi Hoffmann Santos; De Araújo, Graziela Santos; Cheung, Luciana Montera; De Araujo, Anderson Viçoso; Zunta, Heitor Batistela. Relato da utilização da plataforma App Inventor como ferramenta de ensino de lógica de programação para professores da Rede Básica de Ensino. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28., 2020, Cuiabá. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 86-90. ISSN 2595-6175.
Schildt, H. C Completo e Total. Brasil: Makron Books, 1996.
Tucker, A. (2006) A Model Curriculum for K–12 Computer Science. Final Report of the ACM K–12 Task Force Curriculum Committee.
Watson, C. and Li, F. W. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science Education, pages 39–44. ACM.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.