Programming Logic Laboratory Dedicated to Undergraduate Students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190467936

Keywords:

Lógica de programação, Algoritmos

Abstract

This work describes a workshop planned to meet the needs identified in undergraduate students during their course of programming. Logic is a fundamental concept that must be exercised and implemented in order to transform programming into simpler and better-understood activity. In addition to semantics and syntax, logical thinking is necessary. In this context, a logic workshop was proposed to assist students from different undergraduate courses at UFPel, and all regular participants obtained satisfactory results.

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Author Biographies

Laura Quevedo Jurgina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Engenheira de Computação formada pela Universidade Federal de Pelotas.

Gabriel Rocha Silveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando em Ciência da Computação.

Raquel de Souza Zimmer, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduanda em Ciência da Computação.

Bruno Cascaes Alves, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Pelotas, com experiência em Aprendizado de Máquina e Processamento de Língua Natural.

Moniele, Universidade Federal de Pelotas

Mestrado em andamento em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas

Dauan Ghisleni Zolinger, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutor em Microeletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com período sanduíche na Universidade de Minnesota - EUA (2005-2006), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Pelotas e orientador no Programa de Pós-graduação em Computação da mesma universidade. Tutor do Grupo PET Computação/UFPel. Líder do Grupo de Pesquisa em Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI). Membro da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Association for Computing Machinery (ACM) e da IEEE Computer Society.

Darlei Matheus Schmegel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutor em Microeletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com período sanduíche na Universidade de Minnesota - EUA (2005-2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Pelotas e orientador no Programa de Pós-graduação em Computação da mesma universidade. Tutor do Grupo PET Computação/UFPel.

Heitor Felipe Matozo dos Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Computação).

Gerônimo Gallarreta Zubiaurre Lemos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando em Ciência da Computação.

Andressa Werner Krause Pereira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduanda em Ciência da Computação. Graduada em Gestão em Saúde pelo Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(2017).

Placida Giuliane Silveira de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduanda em andamento em Ciência da Computação.

Gerson Leite de Menezes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando em Engenharia de Computação.

Leomar Soares da Rosa Junior, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Pelotas e orientador no Programa de Pós-graduação em Computação da mesma universidade. Tutor do Grupo PET Computação/UFPel. Líder do Grupo de Pesquisa em Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI).

References

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Published

2021-11-17

How to Cite

Jurgina, L. Q., Traversi, A. A., Silveira, G. R., Zimmer, R. de S., Alves, B. C., Moniele Kunrath, Zolinger, D. G., Schmegel, D. M., Santos, H. F. M. dos, Lemos, G. G. Z., Pereira, A. W. K., Oliveira, P. G. S. de, Menezes, G. L. de, & Rosa Junior, L. S. da. (2021). Programming Logic Laboratory Dedicated to Undergraduate Students. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 119–124. https://doi.org/10.5902/2448190467936

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