Construção de um Laboratório de Lógica para Programação dedicado a Cursos de Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190467936

Palavras-chave:

Lógica de programação, Algoritmos

Resumo

Este trabalho descreve uma oficina planejada para suprir as necessidades identificadas nos alunos de graduação na disciplina de introdução à programação. A lógica é um conceito fundamental que deve ser exercitada e implementada para que programar seja uma atividade mais simples e melhor compreendida. Além da semântica e da sintaxe é necessário pensamento lógico. Uma oficina de lógica foi desenvolvida para auxiliar estes alunos dos diversos cursos de graduação da UFPel, e todos os participantes assíduos obtiveram resultados satisfatórios.

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Biografia do Autor

Laura Quevedo Jurgina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Engenheira de Computação formada pela Universidade Federal de Pelotas.

Gabriel Rocha Silveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando em Ciência da Computação.

Raquel de Souza Zimmer, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduanda em Ciência da Computação.

Bruno Cascaes Alves, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Pelotas, com experiência em Aprendizado de Máquina e Processamento de Língua Natural.

Moniele Kunrath Santos, Universidade Federal de Pelotas

Mestrado em andamento em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas

Dauan Ghisleni Zolinger, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutor em Microeletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com período sanduíche na Universidade de Minnesota - EUA (2005-2006), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Pelotas e orientador no Programa de Pós-graduação em Computação da mesma universidade. Tutor do Grupo PET Computação/UFPel. Líder do Grupo de Pesquisa em Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI). Membro da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Association for Computing Machinery (ACM) e da IEEE Computer Society.

Darlei Matheus Schmegel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutor em Microeletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) com período sanduíche na Universidade de Minnesota - EUA (2005-2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Pelotas e orientador no Programa de Pós-graduação em Computação da mesma universidade. Tutor do Grupo PET Computação/UFPel.

Heitor Felipe Matozo dos Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Computação).

Gerônimo Gallarreta Zubiaurre Lemos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando em Ciência da Computação.

Andressa Werner Krause Pereira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduanda em Ciência da Computação. Graduada em Gestão em Saúde pelo Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(2017).

Placida Giuliane Silveira de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduanda em andamento em Ciência da Computação.

Gerson Leite de Menezes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduando em Engenharia de Computação.

Leomar Soares da Rosa Junior, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Pelotas e orientador no Programa de Pós-graduação em Computação da mesma universidade. Tutor do Grupo PET Computação/UFPel. Líder do Grupo de Pesquisa em Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI).

Referências

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Jurgina, L. Q., Traversi, A. A., Silveira, G. R., Zimmer, R. de S., Alves, B. C., Santos, M. K., Zolinger, D. G., Schmegel, D. M., Santos, H. F. M. dos, Lemos, G. G. Z., Pereira, A. W. K., Oliveira, P. G. S. de, Menezes, G. L. de, & Rosa Junior, L. S. da. (2021). Construção de um Laboratório de Lógica para Programação dedicado a Cursos de Graduação. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 119–124. https://doi.org/10.5902/2448190467936

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