Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista ComInG</strong>, ISSN 2448-1904, foi criada com o objetivo de estimular a produção científica-tecnológica e o debate acadêmico discente e docente, bem como fomentar a disseminação de conhecimento nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.</p> pt-BR <p><span>Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.</span><br /><br /><span>Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.</span><br /><br /><span>A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail </span>coming@inf.ufsm.br<br /><br /><span>É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.</span><br /><br /><span>É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.</span><br /><br /></p><ul><li><strong><a href="https://drive.google.com/file/d/0B5pRmKK-au_daE5yRHoyRDlkQUE/view?usp=sharing">Carta de Direitos Autorais da ComInG</a></strong></li></ul><p><br /><span>ENGLISH</span><br /><span>Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.</span></p><p><span>The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.</span><br /><br /><span>You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.</span><br /><br /><span>You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.</span><br /><br /><br /></p> coming@inf.ufsm.br (Giovani Rubert Librelotto) librelotto@inf.ufsm.br (Giovani Rubert Librelotto) Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Estudo de IA baseado em projetos: implantando uma Engine para jogos de tabuleiro https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67744 Jogos de tabuleiros de dois jogadores são amplamente estudados na história da inteligência artificial. Além disso, o aprendizado de jogos lógicos de tabuleiros sempre teve grande impacto no desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos. Desse modo, com o desenvolvimento da tecnologia, estudos que relacionam educação e jogos lógicos vêm sendo desenvolvidos. Neste artigo, generalizamos duas diferentes abordagens de implementação de centro de tomada de decisões em jogos lógicos de tabuleiro, mais especificamente o jogo Tapatan. Com ambas as abordagens, foi possível comparar as duas implementações. Thiago Sotoriva Lermen, Eduardo Fantini, Érika Fernandes Cota Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67744 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 Comparação dos Conteúdos do POSCOMP com o Currículo de Referência dos Cursos de Computação da SBC https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67894 O Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) é uma avaliação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) cujo objetivo é avaliar o egresso de Computação. Este trabalho apresenta uma análise comparativa das edições de 2014 a 2019 do POSCOMP com o Currículo de Referência (CR) da SBC homologado em 2016. A partir dessa comparação, foram observados: (<em>i</em>) a ausência de aproximadamente 60% dos conteúdos do CR nos exames; (<em>ii</em>) apenas 14 conteúdos apresentam incidências significativas e contínuas nos exames; (<em>iii</em>) os eixos de formação definidos pelo CR têm diferenças significativas nos números de questões correspondentes que foram exploradas ao longo das edições do exame. Acsa Laiane Arcanjo Augusto, Breno Mauricio de Freitas Viana, Débora Emili Costa Oliveira, Gustavo Alves Bezerra, João Mendes Lopes Neto, Kevin Wallacy de Souza Maciel, Patricia Cruz Ferraz, Raul Silveira Silva, Umberto Souza da Costa Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67894 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 UFSMOOC: uma plataforma institucional para cursos online gratuitos https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67988 <p>As opções de extensão focadas no ensino para a comunidade, na<br />UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), poderiam alcançar um número<br />maior de pessoas, não fosse a ausência de uma plataforma para uso de<br />MOOCs (Massive Open Online Courses). Este artigo apresenta a criação de<br />uma plataforma institucional que supra essa necessidade; com cursos<br />gratuitos, de todas as áreas do conhecimento. A implementação considerou<br />aspectos da usabilidade e design do sistema, bem como sua funcionalidade e<br />segurança. Neste contexto, o software desenvolvido apresentou potencialidade<br />de tornar-se uma ferramenta relevante na democratização do conhecimento no<br />Brasil.</p> Augusto Pagnossim Frigo, Thiago Rodrigues Silva, Ana Paula Militz Dorneles, Lucio Strazzabosco Dorneles, Giovani Rubert Librelotto Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67988 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 TamoJunto: Projeto comunitário de combate à COVID-19 e à desinformação https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67896 <p dir="ltr"><span>Este artigo descreve o desenvolvimento do TamoJunto, um projeto de extensão e desenvolvimento comunitário de enfrentamento à</span><span>pandemia de COVID-19, que possibilitou a produção de diversas ações de</span><span>educação em saúde para serem compartilhadas por meio de tecnologias de comunicação e informação. O projeto foi idealizado com o objetivo de fomentar uma rede de comunicação popular, reunindo ciência,</span><span>tecnologia e sociedade, por meio da divulgação de informações</span><span>seguras para o combate da COVID-19. </span><span>Nesse contexto, o trabalho destaca a </span><span>participação do grupo COMPET, PET de computação do </span><span>Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (</span><span>CEFET-MG), no desdobramento do programa. </span></p><div><span><br /></span></div> Graziele Rodrigues Souza, Maria Clara Ferreira Pereira, André Rodrigues da Cruz, Sandro Renato Dias Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67896 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 COMPET Talks: Processo de Adaptação Durante a Pandemia do Coronavírus https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67901 <span id="docs-internal-guid-6f2c72d5-7fff-727f-774a-b53ef76d3493"><span>Obedecendo às recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao Coronavírus, o CEFET-MG suspendeu suas atividades presenciais. Dessa forma, o COMPET Talks, evento organizado pelo COMPET que consiste em palestras mensais sobre educação, ciência e tecnologia, precisou se adaptar ao período de atividades remotas aconselhado, e para isso foi preciso utilizar novos recursos que possibilitam a transmissão de mídia ao vivo, além de uma quantidade maior de pessoas encarregadas de executar as novas demandas provenientes do formato remoto do evento. Contudo, a aplicação do COMPET Talks de forma virtual tem sido realizada de forma eficaz, e agregou elementos positivos ao evento.</span></span> Luísa Oliveira Vicente, Stéphanie Fonseca de Oliveira Gomes Magalhães, André Rodrigues Da Cruz, Sandro Renato Dias Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67901 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 ADEGA: Análise de Dados Estatísticos da Grade Acadêmica https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67933 <p>Este artigo descreve o sistema ADEGA (Análise de Dados Estatísticos da Grade Acadêmica). Os sistemas de gestão acadêmica, aplicativos utilizados por instituições de ensino para fazer o acompanhamento acadêmico de alunos, normalmente não fornecem maiores funcionalidades do que um repositório de notas e frequências de alunos. Desse modo, o ADEGA tem como objetivo auxiliar a gestão de coordenações de curso de instituições de ensino superior, utilizando o histórico de notas e frequências para fornecer dados e gráficos com informações relevantes e que não costumam ser abordadas em outros sistemas, como uma lista de alunos em risco de jubilamento, um quadro comparativo entre reprovações por disciplina, entre outras.</p><p> </p><p>AGEGA (Academic Grid Statistical Data Analysis)</p><p>This paper describes the ADEGA system (Academic Grid Statistical Data Analysis). The academics management systems, applications used by educational institutions to monitor students academically, usually don’t provide greater functionality than a repository of student grades and attendance. Therefore, ADEGA aims to assist in the management of higher education institution’s course coordination, it uses the history of grades and attendance to provide data and graphics with relevant information that don’t usually are included in other systems, like a risk of academic retirement’s list, a comparative chart of failures by subjects, among others.</p> Ana Paula Andrade Sodré, Bruno Henrique Meyer, Bruno Müller Junior, Henrique Margotte, Matheus Paolini de Miranda, Odair Mario Ditkun Junior, Pedro Pasqualini de Andrade, Tiago Serique Valadares, Vinicius Mioto Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67933 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 SACOMP: Integrando os Estudantes de Computação com o Mercado de Trabalho https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67935 Este trabalho apresenta um evento acadêmico, realizado anualmente, que busca a integração entre alunos, professores e profissionais do mercado de tecnologia. A Semana Acadêmica da Computação (SACOMP) acontece na cidade de Pelotas, Candy Valley brasileiro, e é organizado pelos alunos de computação da Universidade Federal de Pelotas, atendendo diversos cursos de tecnologia da região Sul do estado. O principal objetivo do evento é oferecer palestras e minicursos de tópicos que são tendência na indústria com o intuito de unir a comunidade acadêmica ao mercado de trabalho. Placida Giuliane Silveira de Oliveira, Darlei Matheus Schmegel, Dauan Ghisleni Zolinger, Moniele K. Santos, Laura Quevedo Jurgina, Marilton Sanchotene de Aguiar, Leomar Soares da Rosa Júnior Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67935 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 Introdução de indígenas e quilombolas aos ambientes digitais de ensino da universidade https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67948 Este trabalho busca analisar os obstáculos enfrentados por alunos indígenas e quilombolas da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA referente à realização de tarefas acadêmicas durante a pandemia de COVID-19. Com a adesão às atividades remotas, diversos alunos dessas comunidades enfrentaram problemas por não terem acesso às plataformas de estudo. Por isso, criou-se um canal de diálogo entre os alunos indígenas/quilombolas, membros do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade e grupo PET Computação da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA, a fim de investigar os desafios encontrados pelos alunos, além de auxiliar no uso de ferramentas digitais da OMITIDO PARA REVISÃO CEGA. Por fim, propõem-se a criação de auxílios para a viabilização de recursos aos alunos que não possuem acesso a tecnologias. Gerônimo Gallarreta Zubiaurre Lemos, Bruno Cascaes Alves, Heitor Felipe Matozo dos Santos, Gerson Leite de Menezes, Leomar Soares da Rosa Júnior Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67948 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 Semana da Computação da UFJF: desafios e perspectivas entre os anos de 2017 e 2019 https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67954 A Semana da Computação da UFJF é um evento de extensão que acontece há mais de 20 anos. Com o auxílio dos grupos de Educação Tutorial da área de computação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento possui uma programação bastante variada voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes de computação. Este artigo apresenta os desafios da organização e a importância do evento, focando nas edições de 2017, 2018 e 2019. Os resultados demonstram uma ótima participação dos cursos envolvidos e a sua contribuição para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes. Carlos Alexandre de Almeida Pires, Igor de Oliveira Knop, Ruy Freitas Reis, Bárbara de Melo Quintela Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67954 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 PETCast Nossos Mestres - Aproximando os professores dos alunos em contexto pandêmico https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67956 <em></em><span style="left: 351.087px; top: 480.819px; font-size: 9.61998px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.871375);"><em>Podcasts</em> podem ser definidos como programas de rádios personalizados, que são disponibilizados através da internet através de diferentes meios de comunicação. Essa mídia se popularizou muito no Brasil nos últimos anos e, sabendo disso, o grupo PETComp decidiu criar seu <em>podcast</em> iniciando com a série "Nossos Mestres", que, em contexto pandêmico, busca aproximar os professores od curso de Ciência da Computação da Unioeste dos alunos, mostrando os <em>hobbies</em> e um pouco da vida pessoal dos docentes. Os <em>podcasts</em> foram realizados ao vivo via Discord e as gravações disponibilizadas no YouTube e Spotify, com <em>feedbacks</em> positivos em relação a seu objetivo e realização. </span> Davi Marchetti Giacomel, Daniel Carlos Chaves Boll, Felipi Lima Matozinho, Gustavo Lopes Nomelini, Igor França Negrizoli, Leonardo Vanzin, Lucas Giovanini de Andrade Amorim, Lucas Veit de Sá, Marco Antonio Damo, Mateus Edival Rodrigues da Silveira, Mateus Karvat Camara, Roberta Aparecida da Silva Alcantara, Vinicius Muller de Freitas, Marcio Seiji Oyamada Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67956 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 O Uso de Uma Plataforma Virtual como Forma de Auxílio aos Discentes Durante o Isolamento Social https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67957 <div class="page" title="Page 1"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Devido a necessidade do afastamento social causado pela pandemia da COVID-19, o ensino sofreu uma forte ruptura com padrões tradicionais de reuniões de alunos e professores em salas de aula, o que por consequência acarretou o afastamento fraterno entre os indivíduos. Tais preocupações foram abraçadas pelo grupo PET Computação que, como solução, idealizou uma plataforma capaz de sustentar o vínculo criado pelo ensino presencial de forma remota. Para realizar este objetivo foi escolhido o Aplicativo Discord, que com suas diversas ferramentas e interface amigável tornou-se um espaço virtual de estudo e interação para alunos e professores. </span></p></div></div></div></div> Andressa Werner Krause Pereira, Ana Amélia Traversi, Gabriel Rocha Silveira, Raquel de Souza Zimmer, Leomar Soares da Rosa Júnior Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67957 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 Uma Avaliação UX Para Aplicativo de Mobilidade Urbana sob a Perspectiva de Idosos https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/62040 <em>O avanço da tecnologia invade o cotidiano das famílias e o emprego do computador em tarefas diárias é cada vez mais comum. As aplicações móveis atingem um público amplo, de faixa etária e nível de instrução diversificados. A inclusão de idosos neste processo implica no emprego de atividades de letramento digital a partir da oferta de plataformas intuitivas e que dialoguem com linguagem simplificada para que as atividades possam ser compreendidas por públicos com maiores dificuldades de utilização. Este trabalho busca identificar as dificuldades encontradas por idosos na interação com uma aplicação comum no cotidiano, o aplicativo estudado, que traz informações necessárias para a utilização do transporte público. Os obstáculos encontrados no processo de utilização foram investigados a partir de uma avaliação UX, com tarefas intuitivas e chaves para o sucesso no resultado esperado pelo usuário. Dentro deste escopo, o presente trabalho identifica aspectos que fazem barreiras à acessibilidade de interação com um serviço comum no dia-a-dia da cidade.</em> Laura Quevedo Jurgina, Dauan Ghisleni Zolinger, Darlei Matheus Schmegel, Rafael P. Torchelsen, Leomar Soares da Rosa Júnior Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/62040 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 Construção de um Laboratório de Lógica para Programação dedicado a Cursos de Graduação https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67936 Este trabalho descreve uma oficina planejada para suprir as necessidades identificadas nos alunos de graduação na disciplina de introdução à programação. A lógica é um conceito fundamental que deve ser exercitada e implementada para que programar seja uma atividade mais simples e melhor compreendida. Além da semântica e da sintaxe é necessário pensamento lógico. Uma oficina de lógica foi desenvolvida para auxiliar estes alunos dos diversos cursos de graduação da UFPel, e todos os participantes assíduos obtiveram resultados satisfatórios. Laura Quevedo Jurgina, Ana Amélia Traversi, Gabriel Rocha Silveira, Raquel de Souza Zimmer, Bruno C. Alves, Moniele K. Santos, Dauan Ghisleni Zolinger, Darlei Matheus Schmegel, Heitor F. M. dos Santos, Gerônimo G. Z. Lemos, Andressa Werner Krause Pereira, Placida Giuliane Silveira de Oliveira, Gerson L. de Menezes, Leomar Soares da Rosa Jr. Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67936 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300 Aulas de programação durante a Pandemia: vencendo o Desafio da Distância https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67950 <p id="docs-internal-guid-8030be1d-7fff-5dfe-b706-c9f728b71d27" style="line-height: 1.7999999999999998; margin-left: 21.259842519685044pt; margin-right: 19.21653543307093pt; text-align: justify; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt;" dir="ltr"><span style="font-size: 12pt; font-family: 'Times New Roman'; color: #000000; background-color: transparent; font-weight: 400; font-style: italic; font-variant: normal; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;">Este artigo relata os desafios e soluções encontradas no oferecimento de aulas de programação para jovens de 13 a 15 anos, baseado em um projeto aplicado pelo PET BCC. O objetivo principal foi ensinar e apresentar o pensamento algorítmico para os jovens, de forma contemporânea e atrativa. O projeto apresentou o ensino de Python e utilizou ambientes online como o Scratch e o Replit, utilizando diferentes ferramentas de avaliação não-presencial. As aulas aconteceram durante o ano de 2020, tendo, como cenário principal, a pandemia do novo coronavírus.</span></p> Amanda Peixoto Manso, Lorenzo Correia Maia, Allan Mansilha Cidreira, Iara Marcela Henriques Ferreira e Silva, Mayk Tulio Bezerra, Renato Bueno Copyright (c) 2021 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/67950 Wed, 17 Nov 2021 00:00:00 -0300