O legado didático da convergência de interface tangível com realidade aumentada no magistério de cartografia tridimensional

Laura Quevedo Jurgina, Domarys da Silva Corrêa, Gabriella Selbach, Felipe de Souza Marques, Leomar Soares da Rosa Junior

Resumo


Este trabalho apresenta a avaliação de uma ferramenta educacional que utiliza Realidade Aumentada e Interface Tangível para auxiliar os alunos, de curso superior, na compreensão mais eficiente dos tópicos das disciplinas que abordam topografia e cartografia tridimensional. O trabalho foi realizado como uma ação do Grupo PET-Computação, tendo como público alvo alunos dos cursos de Computação e de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados alcançados demonstram a viabilidade de aplicação da ferramenta, a qual ainda é pouco explorada nas universidades brasileiras. Ainda, o estudo constata que a utilização de Realidade Aumentada e Interface Tangível é bem aceita pela comunidade acadêmica, podendo servir como tecnologia de auxílio aos tradicionais métodos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Ciência da Computação; Engenharia Hídrica; PET

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DOI: https://doi.org/10.5902/2448190437733

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