Qualificando as Práticas Acadêmicas - Inclusão Digital e Diversidade na UFPel
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190485263Palavras-chave:
diversidade, inclusão digitalResumo
Este artigo apresenta uma experiˆencia de inclus˜ao digital do projeto ”Qualificando as Pr´aticas Acadˆemicas: Inclus˜ao Digital e Diversidade”, por parte do grupo PET Computação da Universidade Federal de Pelotas. O projeto foi realizado com o apoio da Pr´o-Reitoria de Assuntos Estudantis. O curso contou com 9 mulheres de diversas ´areas de formação, diferentes idades e identidade de gˆenero. O gerenciamento do projeto, elaboração das aulas e dos materiais did´aticos foram feitos com a utilização de ferramentas colaborativas livres e foram disponibilizados em formato digital e f´ısico, o projeto foi ministrado exclusivamente por alunos do curso de Engenharia e Ciˆencia da Computação da UFPel que atuaram como mediadores e monitores. O curso abordou temas relacionados a t´ecnologia da informação. Ao final do processo, o projeto foi bem avaliado pelos participantes e obteve resultados favor´aveis ao avaliar o conhecimento ap´os sua aplicação.
Downloads
Referências
Abdalla, D., Gama, C., Pinheiro, V., Rodarte, C., dos Santos, L. N. (2005). Onda digital: A universidade protagonizando a inclusão digital. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.
Benevides, B. G.; Nogueira, S. N. B. (2021). Assassinatos e violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE.
Brandt, A. G.; Araujo, C., de Souza Santos, G., Celestin, R., Alves, A. N. S., et al. (2022). Inserção da pessoa idosa na inclusão digital: Atividade desenvolvida pelo pet ifc - camboriú/sc. Anais da Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) Campus
Camboriú.
Cazeloto, E. (2019). Inclusão digital: uma visão crítica.
Moraes, L. M. P.,de Castro Junior, A. A. (2017). Pet fronteira: Concepção, ações e objetivos. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 2(1):35–45.
Neri, M. C. (2003). Mapa da exclusão digital. Technical report.
Petersen, D. A.W., Kalempa, V. C.; Pykosz, L. C. (2013). Envelhecimento e inclusão digital. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 10(15):120–128.
Pryor, J. T. (2015). Out in the classroom: Experiências de estudantes transexuais em uma grande universidade pública. Revista de Desenvolvimento de Estudantes Universitários, 56(5): 440–455.
Schroth, P. W., Erickson-Schroth, L., Foster, L. L., Burgess, A.; Erickson, N. S. (2018). Perspectivas sobre a legislação e a medicina relacionadas a pessoas transgênero nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Direito e Medicina, 66(supl. 1): 91–126.
Zeni, J., Antunes, I., Gatti, I., and Oliveira, M. (2014). Inclusão digital: informática na terceira idade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.