Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de <i>Eucalyptus </i>sp.
DOI:
https://doi.org/10.5902/19805098461Parole chiave:
classificação de fustes, sortimentos, programação dinâmica, heurísticas.Abstract
Este trabalho teve como objetivo geral a avaliação de uma metodologia para estimativa do volume de madeira no inventário florestal considerando o perfil de qualidade do fuste das árvores. Foi utilizado um talhão com área de 4,31 ha, plantado com Eucalyptus sp. com idade de dezesseis anos, proveniente de propagação seminífera. O espaçamento inicial utilizado no plantio foi 3 m x 3 m, sendo feito um desbaste seletivo aos 8,6 anos de idade. Foram lançadas oito parcelas circulares de 855 m². Nessas parcelas, foram medidos o diâmetro na altura de 1,30 m (DAP) e altura total (HT) das árvores, sendo os fustes das árvores com DAP maior que 28 cm classificados de acordo com classes de qualidade definidas a priori. Os fustes das árvores das oito parcelas foram submetidos ao processo de otimização. Após a colheita de todas as árvores das oito parcelas, os fustes foram marcados por uma equipe treinada e passaram pelo processo de traçamento para posterior comparação dos volumes comerciais das toras traçadas com o volume obtido pelo método de otimização. O volume e o número de toras por classes de qualidade e sortimento, otimizado e colhido, diferiram significativamente pelo teste qui-quadrado a 5% de probabilidade. Concluiu-se, ao final, que há necessidade de padronização do treinamento das equipes de colheita e inventário florestal, e a metodologia de inventário apresentada necessita de ajustes antes de sua implementação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARCE, J. E.; MACDONAGH, P.; FRIEDL, R. A. Geração de padrões ótimos de corte através de algoritmos de traçamento aplicados a fustes individuais. Revista Árvore, v. 28, n.2, p.207-217, 2004.
ARCE, J. E. Sistema de inventário florestal com qualificação otimizada de toras para serraria: Relatório técnico-científico final. Curitiba : Aracruz Celulose, 2004.
DEADMAN, M.W.; GOULDING, C. J. A method for assessment of recoverable volume by log types. New Zealand Journal of Forestry Science, v.9, n.2, p. 225-239, 1978.
LEITE, H. G.; CAMPOS, J. C. C.; PAULA JÚNIOR, G. G. Emprego de um modelo de programação dinâmica para conversão de troncos em multiprodutos da madeira. Revista Árvore, v.19, n.4, p.447-465, 1995.
LIMA, D. G. de; LEITE, H. G.; PAULA JÚNIOR, G. G.; SOUZA, A. L. Um modelo de suporte a decisão sobre multiprodutos de povoamentos de eucalipto. Revista Árvore, v.21, n.1, p.35-48, 1997.
MENDONÇA, A. R. de. Avaliação de uma metodologia para otimização de volume de toras comerciais de Eucalyptus sp. em função da qualidade do fuste. 2006. 91f. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) – Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre.
SCHÖEPFER, W. Automatisierung des massen, sorten und wertberechnung stenender waldbestande schriftenreihe bad. [S.l.]: Wurtt-Forstl., 1966. n.p.
SOARES, T. S.; VALE, A. B. do; LEITE, H. G.; MACHADO, C. C. Otimização de multiprodutos em povoamentos florestais. Revista Árvore, v.27, n.6, p.811-820, 2003.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.