Problemas Temáticos como estratégia didática na formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40988Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Temáticas, Problemas TemáticosResumo
Este trabalho apresenta uma estratégia didática desenvolvida na formação inicial docente em Química, por meio da articulação entre a Metodologia de Resolução de Problemas e Temáticas, a qual denominou-se de Problemas Temáticos. Os Problemas Temáticos englobam a abordagem de situações-problemas vinculadas a assuntos temáticos que demandam de conhecimentos científicos para sua reflexão e posterior resolução. Pretende-se a partir desse método, proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de colocá-los no papel de professor, fornecendo-lhes subsídios para elaboração de situações-problemas e materiais didáticos próprios; reflexão sobre a adequação de diferentes metodologias de ensino em sala de aula, considerando os objetivos de aprendizagem criados pelos licenciandos e a ponderação sobre a importância da associação entre conteúdos específicos e pedagógicos para o exercício da profissão docente. Neste artigo, além da abordagem sobre a estruturação e classificação de Problemas Temáticos, apresentamos exemplos de problemas temáticos elaborados por professores em formação inicial.
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