Círculo de Moedas: um estudo da Função Quadrática
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X69338Palavras-chave:
Função quadrática, Investigação matemática, Material concretoResumo
Esse trabalho tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta pedagógica envolvendo o ensino de Função Quadrática, direcionada a estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e está amparada pelos pressupostos da investigação matemática (Ponte et al., 2019). A atividade surgiu a partir de uma reflexão acerca da seguinte questão: como o estudante poderia reconhecer o gráfico de uma Função Quadrática numa situação problema, utilizando o material concreto? A partir desta proposta, o professor pode refletir sobre o ensino de funções e incentivar o estudante a estabelecer relações entre objetos e problemas matemáticos que, por meio de material concreto, permitem a experimentação e verificação dos resultados conjecturados. Além disso, retomar os conteúdos de Função Afim, Resolução de Sistemas, Radicais, Função Exponencial, discutir os conceitos de domínio, contradomínio, imagem e propriedades do gráfico das funções.
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