Círculo de Moedas: um estudo da Função Quadrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X69338

Palavras-chave:

Função quadrática, Investigação matemática, Material concreto

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta pedagógica envolvendo o ensino de Função Quadrática, direcionada a estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e está amparada pelos pressupostos da investigação matemática (Ponte et al., 2019). A atividade surgiu a partir de uma reflexão acerca da seguinte questão: como o estudante poderia reconhecer o gráfico de uma Função Quadrática numa situação problema, utilizando o material concreto? A partir desta proposta, o professor pode refletir sobre o ensino de funções e incentivar o estudante a estabelecer relações entre objetos e problemas matemáticos que, por meio de material concreto, permitem a experimentação e verificação dos resultados conjecturados. Além disso, retomar os conteúdos de Função Afim, Resolução de Sistemas, Radicais, Função Exponencial, discutir os conceitos de domínio, contradomínio, imagem e propriedades do gráfico das funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Falek Rocha, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2002) e Mestrado em Matemática (PROFMAT) pela Universidade Federal do Rio Grande (2021). Atualmente é professora da Escola de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat e Escola Estadual de Ensino Médio Bibiano de Almeida.

Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2004), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). A área de concentração do mestrado e do doutorado é Geometria Diferencial. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática. 

Referências

BRASIL (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, URL http://portal.mec.gov.br/ docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file.

Chang, H. C., Wang, L. C. (2010). A simple proof of thue’s theorem on circle packing.

da Cunha, J. S., da Silva, J. A. V. (2012). A importância das atividades lúdicas no ensino da matemática. Em: Anais da 3ª Escola de Inverno de Educação Matemática, pp. 1–12.

Dante, L. R. (2013). Matemática Contexto & Aplicações, vol 1. Ática.

Ferruzzi, E. C., da Costa, J. A. A. (2018). Investigação matemática e seu aporte para a aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(3), 296–311.

Goldenberg, E. P. (1999). Quatro funções da investigação na aula de matemática. Em: Investigações matemáticas na aula e no currículo, APM e Projecto MPT, pp. 35–49.

Mendonca, S. R. P. (2021). A matemática nas turmas de proeja: O lúdico como facilitador da aprendizagem. HOLOS, 26(3), 136–148.

de Oliveira, J. R. S. (2018). Um estudo sobre o problema de empacotamento de círculos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Paulo.

Palmeira, C. F. B. (2021). Plantando Árvores com matemática. Revista do Professor de Matemática, 40(104), 8–10.

Perrenoud, P. (1999). Formar professores em contextos sociais em mudança. prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, -(12), 5–21.

da Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., Ferreira, C. (1999). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41–70.

Ponte, J. P., Brocardo, J., Oliveira, H. (2019). Investigações matemáticas na sala de aula, 4º edn. Autêntica Editora.

Rocha, M. F. (2021). Estudo da função quadrática: uma proposta utilizando investigação matemática. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para investigação. Bolema, 13(14), 66–91. de Souza, J. R., Garcia, J. (2016). Matemática: Novo Olhar, vol 1. FTD.

Zuffi, E. M., de Almeida Pacca, J. L. (2002). O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências. Ciência & Educação, 8(1), 1–12.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Como Citar

Rocha, M. F., Meneghetti, C. M. S., & Machado, C. C. (2024). Círculo de Moedas: um estudo da Função Quadrática. Ciência E Natura, 46, e69338. https://doi.org/10.5902/2179460X69338

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)