Uma aplicação da Robótica Educacional no estudo do número irracional π

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43158

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Ensino de matemática, Número π, Metodologia LEGO

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma proposta de utilização da Robótica Educacional como ferramenta de ensino para o estudo do número irracional π utilizando o Kit de robótica LEGO MINDSTORM EV3. O tema do trabalho foi escolhido baseado na necessidade de se transformar o ambiente de aprendizagem em um lugar atrativo para o aluno, inserindo a tecnologia como principal objeto de ensino permitindo o desenvolvimento do raciocínio lógico e do trabalho em equipe. Pautados no que descreve a BNCC, de acordo com a metodologia LEGO®, for­am desenvolvidos quatro planos de aulas sequenciais, aplicados à uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental e apresentados os resultados. Os planos de aula buscaram o protagonismo do aluno, levando-o a assumir papel de investigador de conceitos e habilidades matemáticas essenciais para que possua o letramento matemático necessário e exigido pelas novas diretrizes básicas da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Pereira Armão, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Consultor Pedagógico em Geekie

Luciele Nunes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande.

Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

BRASIL (2018). A Base Nacional Comum Curricular. Sítio Ministério da Educação, URL http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.

Cysneiros, P. G. (1999). Resenha crítica - a máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 3(5), 139–144.

Silva, A. F. d. (2009). RoboEduc: Uma metodologia de aprendizado com Robótica Educacional. URL http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15128.

Tajra, S. F. (2011). Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. Érica.

ZOOM, E. E. (2013). Manual Didático Pedagógico. ZOOM Editora Educacional, Curitiba.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Armão, T. P., Nunes, L., & Meneghetti, C. M. S. (2020). Uma aplicação da Robótica Educacional no estudo do número irracional π. Ciência E Natura, 42, e99. https://doi.org/10.5902/2179460X43158

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)