Uma aplicação da Robótica Educacional no estudo do número irracional π
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X43158Palavras-chave:
Robótica Educacional, Ensino de matemática, Número π, Metodologia LEGOResumo
Neste trabalho é apresentada uma proposta de utilização da Robótica Educacional como ferramenta de ensino para o estudo do número irracional π utilizando o Kit de robótica LEGO MINDSTORM EV3. O tema do trabalho foi escolhido baseado na necessidade de se transformar o ambiente de aprendizagem em um lugar atrativo para o aluno, inserindo a tecnologia como principal objeto de ensino permitindo o desenvolvimento do raciocínio lógico e do trabalho em equipe. Pautados no que descreve a BNCC, de acordo com a metodologia LEGO®, foram desenvolvidos quatro planos de aulas sequenciais, aplicados à uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental e apresentados os resultados. Os planos de aula buscaram o protagonismo do aluno, levando-o a assumir papel de investigador de conceitos e habilidades matemáticas essenciais para que possua o letramento matemático necessário e exigido pelas novas diretrizes básicas da educação.
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