Análise de variância multivariada aplicada a dados com medidas repetidas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X39870Palavras-chave:
análise multivariada, dados longitudinais, manova, análise de perfis.Resumo
Em algumas situações, no processo de análise de dados, existe o interesse de analisar a performance de diversas variáveis conjuntamente e determinar a influência ou a importância de cada variável na presença das demais. Para isto, utilizam-se as técnicas de análise multivariada. Quando, em particular, este interesse está em identificar a existência de efeitos entre tratamentos e/ou condições de avaliação e verificar a existência de interação entre estes fatores; é apropriado o emprego de uma análise de variância multivariada, ou ainda, uma análise de perfis de médias que são métodos multivariados aplicados na análise de dados com medidas repetidas e dados longitudinais. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um referencial básico sobre o uso e aplicações da análise multivariada, e proporcionar instruções sobre os procedimentos operacionais necessários para a execução destas técnicas no software Statistica 9.0.
Downloads
Referências
CASTRO SMJ. A metodologia de análise de dados longitudinais [monography]. Porto Alegre: Bacharelado em Estatística/UFRGS;1997.
CRUZ IC, TOPA MA. Análise multivariada como ferramenta de gerenciamento de fornecedores visando um relacionamento com vantagem competitiva. [monography]. Curitiba: Bacharelado em Estatística/UFPR; 2009.
DANFORD MB, HUGHES HM, MCNEE RC. On the Analysis of Repeated-Measurements Experiments. Biometrics. 1960; 16( 4): 547-565
FAGUNDES GS. Metodologias não-paramétricas para estudos com medidas repetidas. [monography]. Porto Alegre: Bacharelado em Estatística/UFRGS; 2012.
FÁVERO L.P, BELFIORE P, SILVA FL, CHAN BL. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FERREIRA DF. Análise Multivariada. Lavras: UFLA, 2008.
FILELD A. Descobrindo a Estatística usando o SPSS. 2ª ed. Artmed, translator. 2009.
FREITAS EG. Análise de dados longitudinais em experimentos com cana de açúcar. [dissertation]. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/ESALQ; 2007. 74 p.
GREENHOUSE SW, GEISSER S. On methods in the analysis of profile data. Psychometrika. 1959; 24( 2): 95-112.
HAIR JF, BLACK WC, BABIN BJ, ANDERSON RE, TATHAM RL. Multivarate data analysis. 6th. Ed. Bookman, translator. 2009.
LIMA CG. de. Análise de dados longitudinais de experimentos em blocos casualizados [thesis]. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ ESALQ, 1996.
MANLY BFJ. Métodos estatísticos multivariados: uma introdução. 3ª ed. Port. ed. Bokman, translator. 2008.
MORRISON DF. Multivariate Statistical Methods. 3rd. ed. McGraw-Hill International Editions (Statistics Series), 1990.
O’BRIEN RG, KAISER MK. MANOVA method for analyzing repeated measures designs: an extensive primer. Psychological Bulletin. 1985; 97(2), 316-333.
RIBOLDI J, RETTO K, FEYH MH, BOFFO G. Medidas repetidas. 2003. 13f. Notas de aula.
SINGER JM, ANDRADE DF. Análise de dados longitudinais. In: Proceedings of the VII Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1986; Campinas, Brasil.
VICINI L, SOUZA AM, MORALES FEC, SOUZA FM. Técnicas multivariadas exploratórias: teorias e aplicações no Software Statistica. Santa Maria: Ed. UFSM; 2018.
VIEIRA RD, BIANCHINI JPE, VIEIRA WD, SILVA PM, VASCONCELOS RS, SANTOS WBR,. RIBEIRO JC. Pressuposições e a análise de variância de experimentos agropecuários em software livre. Scientific Electronic Archives. 2018; 11 (6): 51-55.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.