A horta como laboratório vivo para trabalhar a interdisciplinaridade no ensino médio

Autores

  • Marisa Menezes Leal Laboratório de processos Biológicos (LAPROBIO), Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-8704-7746
  • Rosana Santos de Moraes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Bianca Motta Dolianitis Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0003-1818-9529
  • Gabriel Cogo Pagliarin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Jaqueline Rambo Anschau Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-8444-8368
  • Janessa Aline Zappe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.
  • Viviane Dal-Souto Frescura Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35527

Palavras-chave:

Hortas escolares, Atividades interdisciplinares, Interdisciplinar

Resumo

Atualmente a educação passa por um processo de reestruturação e a interdisciplinaridade é fundamental para minimizar os limites existentes entre as disciplinas do Ensino Médio. A origem da interdisciplinaridade está nas transformações dos modos de produzir a ciência e de perceber a realidade. Nesse sentido, a horta escolar pode ser um meio de relacionar os conhecimentos das diversas disciplinas. Com este trabalho de extensão objetivou-se implantar uma horta na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, no município de Novo Cabrais - RS, com a finalidade de promover ações interdisciplinares. Antes da implantação da horta foi realizada palestra direcionada aos alunos e professores. Foi escolhido um local ocioso e com potencial para o cultivo de hortaliças, onde foi implantada a horta. Foram cultivadas alface, rúcula, tomate, mandioca, beterraba, batata-doce, milho pipoca, feijão, moranga japonesa, funcho, abóbora, rabanete e almeirão, dentre outras espécies. Dentre as atividades interdisciplinares para serem trabalhadas no Ensino Médio destacam-se o cálculo da produção total de cada espécie cultivada na horta, estudo dos centros de origem de cada espécie, nomes científicos das espécies cultivadas, uso de inseticidas naturais e adubo orgânico, povos de diferentes regiões que utilizam as espécies cultivadas na alimentação e/ou como plantas medicinais.

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Referências

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Publicado

2019-03-12

Como Citar

Leal, M. M., Moraes, R. S. de, Dolianitis, B. M., Pagliarin, G. C., Anschau, J. R., Zappe, J. A., & Frescura, V. D.-S. (2019). A horta como laboratório vivo para trabalhar a interdisciplinaridade no ensino médio. Ciência E Natura, 40, 243–248. https://doi.org/10.5902/2179460X35527

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