A Utilização de Objetos de Aprendizagem no Estudo do Orvalho e da Geada no 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Mariana Xavier Oliveira Mestre, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil
  • Eliege Cassiele Buffon Licenciada em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil
  • Mauro Kumpfer Werlang Doutor, Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X15682

Palavras-chave:

recursos didático-pedagógicos, objeto virtual de aprendizagem, fenômenos climáticos, orvalho e geada.

Resumo

A ocorrência do orvalho e da geada é uma situação, conforme o ritmo climático, comum no sul do Brasil. A maioria dos livros didáticos aborda este assunto de forma estática. Isso dificulta que o aluno visualize a dinâmica do fenômeno. Diante dessa dificuldade propõem-se recursos didático-pedagógicos que auxiliem o professor nesta prática e proporcionem ao aluno uma interação com os fenômenos. Diante da possibilidade do aluno interagir com as novas mídias voltadas à educação, os objetos de aprendizagem podem servir como elo entre essas mídias e o ensino da climatologia, mais especificamente, no ensino do orvalho e da geada. Com o auxílio de um aparelho decodificador de vídeos digitais (DVD) é possível tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, pois através deste instrumento e da criatividade do professor, é possível tornar as aulas, e especialmente as de geografia, mais atrativas. Dentro dessa perspectiva que foi proposto o presente trabalho, o qual se concretizou numa escola da periferia de Santa Maria, RS. Utilizando períodos de aulas do quinto ano essas se tornaram repletas de cooperativismo entre os acadêmicos. A avaliação dos resultados mostrou-se positivo, o que demonstra a eficácia do objeto de aprendizagem aplicado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Xavier Oliveira, Mestre, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Mestre, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Eliege Cassiele Buffon, Licenciada em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Licenciada em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Mauro Kumpfer Werlang, Doutor, Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Doutor, Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Downloads

Publicado

2015-09-26

Como Citar

Oliveira, M. X., Buffon, E. C., & Werlang, M. K. (2015). A Utilização de Objetos de Aprendizagem no Estudo do Orvalho e da Geada no 6º ano do Ensino Fundamental. Ciência E Natura, 37(3), 385–391. https://doi.org/10.5902/2179460X15682

Edição

Seção

Geografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>