Métodos matemáticos: uma aplicação nas ciências agrárias
Palavras-chave:
Ponto de equilíbrio, Ponto fixo, Modelagem, Métodos numéricos, Energia metabolizável para mantença, ZootecniaResumo
Este trabalho apresenta uma abordagem matemática para um problema de prático que tem origem na Zootecnia. Especificamente, o tema está relacionado ao estudo do cálculo das exigências nutricionais de energia para mantença de cordeiros da raça Texel. O processo de modelagem consiste em obter um modelo matemático a partir do ajuste de funções aos dados experimentais, podendo assim realizar o cálculo do ponto fixo da função. O experimento foi realizado no Laboratório de Ovinocultura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Um dos objetivos da pesquisa era determinar a exigência de Energia Metabolizável para mantença (EMm), que segundo a metodologia empregada pelos pesquisadores, consiste em obter o ponto de equilíbrio da Produção de Calor (PC) em função do Consumo de Energia Metabolizável (CEM). Em termos matemáticos, o objetivo é obter o melhor ajuste de curva para os valores experimentais, utilizando o método dos mínimos quadrados linear e o ponto de equilíbrio pelo método de iteração de ponto fixo. Esse trabalho busca disponibilizar um aporte teórico dos métodos matemáticos usados na modelagem. A motivação deste estudo é levar a matemática aplicada para áreas da ciências agrárias.
Downloads
Referências
ARC, A. R. C. (1980). The nutrient requirements of ruminant livestock: technical review. 2. ed. Commonwealth Agricultural Bureaux.
Bassanezi, R. C. (2006). Temas e Modelos. S˜ao Paulo: LTC.
Boldrini, Costa, Figueiredo, & Wetzler (1984). Algebra Linear. S˜ao Paulo: Harbra.
Burden, R. L. & Faires, J. D. (2013). An´alise Num´erica. S˜ao Paulo: Cengage Learning.
Ferreira, W. M., Barbosa, S. B. P., Carrer, C. R. O., de Carvalho, F. F. R., & Filho, R. A. C. C. (2006). Zootecnia brasileira: Quarenta anos de hist´oria e reflex˜oes. Revista Acadˆemica: Ciˆencia animal, 4(3):77–93.
Franco, N. B. (2006). C´alculo Num´erico. S˜ao Paulo: Pearson Prentice Hall.
Frank, R. G., William, P. F., & Steven, B. H. (2014). A First Course in Mathematical Modeling. Cengage Learning.
Galvani, D. B. (2008). Exigˆencias e eficiˆencia de utilizac¸ ˜ao da energia e da prote´ına por cordeiros confinados. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Hefez, A. & Fernandez, C. S. (2016). Introdução `a ´Algebra Linear. Rio de Janeiro: SBM.
Martins, A. A. (2013). Exigˆencias Nutricionais de Energia e Prote´ına para Mantença e Ganho de Cordeiros Texel. (Tese de Mestrado). Faculdade de Zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Martins, A. A. (2017). Exigˆencias de Energia, Prote´ına, C´alcio e F´osforo para Mantença e Ganho de Cordeiros Corriedale. Doutorado em zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Moore, D. S., McCabe, G. P., & Craig, B. A. (2007). Introduction to the Practice of Statistics. Nova Iorque: W. H. Freeman and Company.
Ruggiero, M. A. G. & da Rocha Lopes, V. L. (2000). C´alculo Num´erico: Aspectos Te´oricos e Computacionais. S˜ao Paulo: Pearson Makron Books.
Schield, M. (1995). Correlation, determination and causality in introductory statistics. American Statistical Association, Section on Statistical Education.
UFSM (2017). ´Areas de atuação: ´Area de Nutrição e Alimentação. Recuperado de: http://www.zootecnia.ufsm.br/index.php/zootecnia/areas-de-atuacao.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência e Natura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

