A imagem da violência no documentário cinematográfico brasileiro

Autores

  • Isabel Padilha Guimaraes "Universidade Federal de Santa Maria"

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549779324

Palavras-chave:

Cinema, Documentário, Audiovisual

Resumo

O artigo tem por objetivo a análise da imagem daviolência no cinema documentário brasileiro, utilizando, como objeto de estudo,um conjunto de cinco documentários, realizados entre 2002 e 2004: Ônibus 174 (José Padilha, 2002), Fala tu (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (Liliana Sulzbach,2004), O prisioneiro da grade de ferro (PauloSacramento, 2004) e Justiça (MariaAugusta Ramos, 2004). Objetiva-se o exame das particularidades da violência,buscando compreender a relação entre os elementos culturais e cinematográficosque conduzem à constituição de um imaginário. Considerando a apropriação darealidade realizada pelo cinema, busca-se a apreensão desta relação, observandocomo o social se realiza na narrativa cinematográfica. Os documentáriosselecionados são tentativas de desvelamento das situações de violênciaapresentadas. Sob este aspecto, o foco volta-se para o ser humano, seja ele policial,vítima ou bandido, no sentido de ver e compreender uma situação de violênciaque já faz parte do cotidiano, em todas as camadas da sociedade.

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Biografia do Autor

Isabel Padilha Guimaraes, "Universidade Federal de Santa Maria"

Bolsista de Estágio Pós-doutoral DOCFIX Capes/Fapergs, junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande do Sul (Pucrs).

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Publicado

30-07-2013

Como Citar

Guimaraes, I. P. (2013). A imagem da violência no documentário cinematográfico brasileiro. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549779324

Edição

Seção

Artigos Livres