A imagem da violência no documentário cinematográfico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549779324Palavras-chave:
Cinema, Documentário, AudiovisualResumo
O artigo tem por objetivo a análise da imagem daviolência no cinema documentário brasileiro, utilizando, como objeto de estudo,um conjunto de cinco documentários, realizados entre 2002 e 2004: Ônibus 174 (José Padilha, 2002), Fala tu (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (Liliana Sulzbach,2004), O prisioneiro da grade de ferro (PauloSacramento, 2004) e Justiça (MariaAugusta Ramos, 2004). Objetiva-se o exame das particularidades da violência,buscando compreender a relação entre os elementos culturais e cinematográficosque conduzem à constituição de um imaginário. Considerando a apropriação darealidade realizada pelo cinema, busca-se a apreensão desta relação, observandocomo o social se realiza na narrativa cinematográfica. Os documentáriosselecionados são tentativas de desvelamento das situações de violênciaapresentadas. Sob este aspecto, o foco volta-se para o ser humano, seja ele policial,vítima ou bandido, no sentido de ver e compreender uma situação de violênciaque já faz parte do cotidiano, em todas as camadas da sociedade.Downloads
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