Imagens hápticas: o arquivo como agenciador de subjetividades em No Intenso Agora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497770266

Palavras-chave:

imagem de arquivo. sensibilidade háptica. geografia emotiva

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma investigação acerca das potencialidades hápticas e semânticas dos arquivos audiovisuais no documentário “No Intenso Agora” (2018), de João Moreira Salles, ressaltando aspectos singulares da relação entre imagem, arquivo, espaço, subjetividade e afetividade. Para tanto, revisaremos alguns conceitos como os de escritas de si, sensibilidade háptica e geografia emotiva, cinema e ensaísmo, num diálogo interdisciplinar com diferentes autores.

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Biografia do Autor

Laecio Ricardo de Aquino Rodrigues, UFPE

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Associado do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Sandro Alves de França, UFPE

Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), jornalista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre e doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde defendeu dissertação sobre a prática ensaística no cinema de João Moreira Salles.

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Publicado

08-03-2024

Como Citar

Rodrigues, L. R. de A., & França, S. A. de. (2024). Imagens hápticas: o arquivo como agenciador de subjetividades em No Intenso Agora. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497770266

Edição

Seção

Artigos Livres