A semiótica visual e a análise do discurso a partir de uma imagem sincrética em Pina (2011) de Wim Wenders

Authors

  • Cristiane Do Rocio Wosniak Universidade Tuiuti do Paraná Universidade Estadual do Paraná/campus Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497710268

Keywords:

semiótica visual, imagem sincrética, discurso.

Abstract

Este artigo se propõe a investigar as relações de intradiscursividade e de provável interpretação de uma imagem fotográfica utilizada como base para a confecção do cartaz/poster e da capa do DVD do documentário poético contemporâneo, Pina (2011) de Wim Wenders, sob a perspectiva da análise deste discurso. As imagens sincréticas selecionadas podem ser examinadas sob os domínios da semiótica visual e, portanto, fundamentar-se na semiótica greimasiana. No percurso gerativo do sentido irão se determinar os dispositivos que o enunciador estabelece e o enunciatário interpreta a partir dos textos não-verbais em seus planos de expressão relacionados aos seus planos de conteúdo.

Downloads

Author Biography

Cristiane Do Rocio Wosniak, Universidade Tuiuti do Paraná Universidade Estadual do Paraná/campus Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Linguagens (linha: Estudos de Cinema e Audiovisual) pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestra pelo mesmo programa (linha: Cibermídia e Meios Digitais). Especialista em Artes pela FAP. Graduada em Ciências Biológicas (UFPR) e Dança (PUC-PR). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná - campus Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná. É líder do GP CINECRIARE - Cinema: criação e reflexão (UNESPAR/CNPq) e GRUDES - Desdobramentos Simbólicos do Espaço em Narrativas Audiovisuais (UTP/CNPq). É coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR.

Published

2016-07-16

How to Cite

Wosniak, C. D. R. (2016). A semiótica visual e a análise do discurso a partir de uma imagem sincrética em Pina (2011) de Wim Wenders. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 15(29). https://doi.org/10.5902/2175497710268

Issue

Section

Free Articles