A semiótica visual e a análise do discurso a partir de uma imagem sincrética em Pina (2011) de Wim Wenders

Authors

  • Cristiane Do Rocio Wosniak Universidade Tuiuti do Paraná Universidade Estadual do Paraná/campus Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497710268

Keywords:

semiótica visual, imagem sincrética, discurso.

Abstract

Este artigo se propõe a investigar as relações de intradiscursividade e de provável interpretação de uma imagem fotográfica utilizada como base para a confecção do cartaz/poster e da capa do DVD do documentário poético contemporâneo, Pina (2011) de Wim Wenders, sob a perspectiva da análise deste discurso. As imagens sincréticas selecionadas podem ser examinadas sob os domínios da semiótica visual e, portanto, fundamentar-se na semiótica greimasiana. No percurso gerativo do sentido irão se determinar os dispositivos que o enunciador estabelece e o enunciatário interpreta a partir dos textos não-verbais em seus planos de expressão relacionados aos seus planos de conteúdo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristiane Do Rocio Wosniak, Universidade Tuiuti do Paraná Universidade Estadual do Paraná/campus Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Linguagens (linha: Estudos de Cinema e Audiovisual) pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestra pelo mesmo programa (linha: Cibermídia e Meios Digitais). Especialista em Artes pela FAP. Graduada em Ciências Biológicas (UFPR) e Dança (PUC-PR). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná - campus Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná. É líder do GP CINECRIARE - Cinema: criação e reflexão (UNESPAR/CNPq) e GRUDES - Desdobramentos Simbólicos do Espaço em Narrativas Audiovisuais (UTP/CNPq). É coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR.

Published

2016-07-16

How to Cite

Wosniak, C. D. R. (2016). A semiótica visual e a análise do discurso a partir de uma imagem sincrética em Pina (2011) de Wim Wenders. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 15(29). https://doi.org/10.5902/2175497710268

Issue

Section

Free Articles