Narrativa como acontecimento no filme Central do Brasil

Autores

  • Cyntia Gomes Calhado Crítica, pesquisadora e professora em cursos de Comunicação e Audiovisual no FIAM-FAAM - Centro Universitário. É doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497721007

Palavras-chave:

Acontecimento, Narrativa Audiovisual, Central do Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma leitura da narrativa audiovisual a partir do conceito de acontecimento, buscando oferecer nova visada para além de seus aspectos representacionais tradicionalmente enfocados. Utilizaremos como objeto da análise a cena da romaria do longa-metragem Central do Brasil (1998) de Walter Salles, filme que tem sido pensado primordialmente no campo representacional. Como instrumental teórico, adotaremos o texto “As virtualidades da narrativa cinematográfica” (2013), em que André Parente apresenta uma crítica interna ao sistema-cinema de Gilles Deleuze. Pretendemos demonstrar que a narrativa como acontecimento intensifica a experiência cinematográfica, pois o tempo da imagem e o do espectador se identificam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Gomes Calhado, Crítica, pesquisadora e professora em cursos de Comunicação e Audiovisual no FIAM-FAAM - Centro Universitário. É doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Doutoranda (bolsista CNPq) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde desenvolve o estudo Intensidades da imagem: acontecimento narrativo no cinema – análises críticas a partir de Walter Salles. Mestre (2013, bolsista CAPES) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição (2008). É uma das autoras do livro Extremidades: Experimentos Críticos, organizado pela Profa. Dra. Christine Mello. Vice-líder do grupo de pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Integrante da plataforma de experimentos críticos lab eXtremidades. Seu campo de pesquisa abrange audiovisual, mais especificamente ficção, documentário, roteiro, cinema brasileiro e cinema contemporâneo. É professora em cursos de Comunicação e Audiovisual no FIAM-FAAM - Centro Universitário. 

Downloads

Publicado

22-05-2018

Como Citar

Calhado, C. G. (2018). Narrativa como acontecimento no filme Central do Brasil. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(33). https://doi.org/10.5902/2175497721007

Edição

Seção

Artigos Livres