Comunicação audiovisual, regimes de sentido e presença: um estudo do formato telejornal
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549775175Palavras-chave:
Regimes de sentido, Semiótica, Telejornal.Resumo
O artigo discute os regimes de sentido – do intelígivel ao sensível – na comunicação audiovisual contemporânea, em particular, no formato telejornal. Apresenta os diferentes tipos de abordagem que a semiótica francesa desenvolveu em função dos objetos analisados: uma semiótica dos discursos enunciados, passando por uma semiótica das situações, até a atual configuração de uma semiótica das experiências sensíveis, conforme proposta por Eric Landowski. Neste contexto teórico, considera-se o telejornal como um discurso em ato que se faz ser e sentir presente para o telespectador e instaura, graças aos recursos técnico-expressivos da televisão, aliados à transmissão direta, seu principio organizador, um sentido de presença ancorado na dimensão sensível. Analisam-se as especificidades do formato telejornal responsáveis por provocar um envolvimento afetivo, passional e sensorial no enunciatário.Downloads
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