Comunicação audiovisual, regimes de sentido e presença: um estudo do formato telejornal

Auteurs-es

  • Juliano José de Araújo Universidade Estadual de Campinas / Universidade Federal de Rondônia

DOI :

https://doi.org/10.5902/217549775175

Mots-clés :

Regimes de sentido, Semiótica, Telejornal.

Résumé

O artigo discute os regimes de sentido – do intelígivel ao sensível – na comunicação audiovisual contemporânea, em particular, no formato telejornal. Apresenta os diferentes tipos de abordagem que a semiótica francesa desenvolveu em função dos objetos analisados: uma semiótica dos discursos enunciados, passando por uma semiótica das situações, até a atual configuração de uma semiótica das experiências sensíveis, conforme proposta por Eric Landowski. Neste contexto teórico, considera-se o telejornal como um discurso em ato que se faz ser e sentir presente para o telespectador e instaura, graças aos recursos técnico-expressivos da televisão, aliados à transmissão direta, seu principio organizador, um sentido de presença ancorado na dimensão sensível. Analisam-se as especificidades do formato telejornal responsáveis por provocar um envolvimento afetivo, passional e sensorial no enunciatário.

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Biographie de l'auteur-e

Juliano José de Araújo, Universidade Estadual de Campinas / Universidade Federal de Rondônia

Juliano José de Araújo é doutorando em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista e professor assistente do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia fílmica, cinema documentário, telejornalismo, linguagens audiovisuais, e semiótica e mídias. Endereço para acessar o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2407575072406966

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Publié-e

2013-07-30

Comment citer

Araújo, J. J. de. (2013). Comunicação audiovisual, regimes de sentido e presença: um estudo do formato telejornal. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549775175

Numéro

Rubrique

Artigos Livres