IMAGENS DE SI E CONSTRUÇÃO SOCIAL NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497735185Palavras-chave:
Cinema, Documentário, EnsaioResumo
Apresentamos investigação sobre o cinema em língua portuguesa, analisando especificamente os filmes, A toca do lobo (2015), de Catarina Mourão, uma produção documental portuguesa, e A cidade onde envelheço (2016), de Marília Rocha, uma co-produção ficcional Brasil-Portugal. Buscamos problematizar, nas obras, os conceitos de ensaio e etnografia, relacionando-os tanto ao processo de realização como à elaboração teórica das cineastas acerca de seus filmes e do próprio cinema. Assim, as obras dialogam com temas relacionados ao objeto de estudo das realizadoras e também pesquisadoras em cinema. Como proposto pela Teoria dos cineastas, buscamos correlação entre as obras e as concepções de cinema a que remetem, a partir das manifestações verbais e escritas das cineastas e dos próprios filmes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.