IMAGENS DE SI E CONSTRUÇÃO SOCIAL NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497735185

Palavras-chave:

Cinema, Documentário, Ensaio

Resumo

Apresentamos investigação sobre o cinema em língua portuguesa, analisando especificamente os filmes, A toca do lobo (2015), de Catarina Mourão, uma produção documental portuguesa, e A cidade onde envelheço (2016), de Marília Rocha, uma co-produção ficcional Brasil-Portugal. Buscamos problematizar, nas obras, os conceitos de ensaio e etnografia, relacionando-os tanto ao processo de realização como à elaboração teórica das cineastas acerca de seus filmes e do próprio cinema. Assim, as obras dialogam com temas relacionados ao objeto de estudo das realizadoras e também pesquisadoras em cinema. Como proposto pela Teoria dos cineastas, buscamos correlação entre as obras e as concepções de cinema a que remetem, a partir das manifestações verbais e escritas das cineastas e dos próprios filmes.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Colucci, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora do Departamento de Comunicação Social/Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema/PPGCINE UFS

Gabriela Borges Martins Caravela, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Comunicação Social e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/PPGCom UFJF

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Publicado

11-09-2020

Como Citar

Colucci, M. B., & Caravela, G. B. M. (2020). IMAGENS DE SI E CONSTRUÇÃO SOCIAL NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497735185

Edição

Seção

Artigos Livres