A imagem da violência no documentário cinematográfico brasileiro

Authors

  • Isabel Padilha Guimaraes "Universidade Federal de Santa Maria"

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549779324

Keywords:

Cinema, Documentário, Audiovisual

Abstract

O artigo tem por objetivo a análise da imagem daviolência no cinema documentário brasileiro, utilizando, como objeto de estudo,um conjunto de cinco documentários, realizados entre 2002 e 2004: Ônibus 174 (José Padilha, 2002), Fala tu (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (Liliana Sulzbach,2004), O prisioneiro da grade de ferro (PauloSacramento, 2004) e Justiça (MariaAugusta Ramos, 2004). Objetiva-se o exame das particularidades da violência,buscando compreender a relação entre os elementos culturais e cinematográficosque conduzem à constituição de um imaginário. Considerando a apropriação darealidade realizada pelo cinema, busca-se a apreensão desta relação, observandocomo o social se realiza na narrativa cinematográfica. Os documentáriosselecionados são tentativas de desvelamento das situações de violênciaapresentadas. Sob este aspecto, o foco volta-se para o ser humano, seja ele policial,vítima ou bandido, no sentido de ver e compreender uma situação de violênciaque já faz parte do cotidiano, em todas as camadas da sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isabel Padilha Guimaraes, "Universidade Federal de Santa Maria"

Bolsista de Estágio Pós-doutoral DOCFIX Capes/Fapergs, junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande do Sul (Pucrs).

Published

2013-07-30

How to Cite

Guimaraes, I. P. (2013). A imagem da violência no documentário cinematográfico brasileiro. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549779324

Issue

Section

Free Articles