INFLUÊNCIAS DA TELEVISÃO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE DOCUMENTÁRIOS DE PERIFERIA

Autores

  • Gustavo Souza Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista.
  • Jamilson José Alves-Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497742700

Palavras-chave:

Cinema

Resumo

Com cerca de 20 anos de existência, a produção audiovisual periférica tem, na sua origem, uma forte influência da televisão tanto em termos narrativos quanto estéticos. O objetivo deste trabalho é voltar aos “primórdios” e debater como as oficinas e coletivos de realização incorporaram esse referencial. Partimos da hipótese de que tal referência se manifesta de duas formas: uma inclusão praticamente literal dos referenciais televisivos, por meio do docudrama e de reportagens de TV, e outra que tenta contemplar a estética televisiva e a cinematográfica. Esse debate permite também relativizar as supostas hierarquias existentes entre cinema e televisão, de modo a ver essas duas mídias como contíguas e não como discrepantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Souza, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Jamilson José Alves-Silva

Doutorando em Comunicação na Universidade Paulista, mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, especialista nas línguas espanhola e inglesa, jornalista, escritor e licenciado em Letras/Português pela USP. É professor adjunto da Universidade Paulista e da Faculdade das Américas, além de apresentador na Rádio Redelinks.

Downloads

Publicado

11-08-2021

Como Citar

Souza, G., & Alves-Silva, J. J. (2021). INFLUÊNCIAS DA TELEVISÃO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE DOCUMENTÁRIOS DE PERIFERIA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(43). https://doi.org/10.5902/2175497742700

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.