Cinebiografias ficcionais e a representação da Era Vargas na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497728695

Palavras-chave:

Cinebiografias, Memória, Era Vargas

Resumo

Nosso objetivo é identificar as recorrências estéticas e narrativas do período denominado Era Vargas num conjunto de filmes brasileiros que reconhecemos como cinebiografias de ficção. Propomos entender em quais circunstâncias sociais e afetivas os filmes surgem de modo a ressignificar a experiência traumática da ditadura varguista. A discussão é realizada especialmente por meio de Rancière (2012; 2013) e Kracauer (2001), pois os autores possibilitam-nos uma leitura crítica do social em vista dos afetos e da materialidade das imagens fílmicas. Na contemporaneidade, há dissonâncias em relação a como o cinema brasileiro vinha tratando a temática da Era Vargas. Desse modo, notamos atualizações afetivas implicadas ao trabalhismo no cenário político brasileiro, em filmes que privilegiam os aspectos íntimos das personagens através do ficcional e do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Zanetti Negrini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Realiza doutorado com bolsa da Capes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Área de concentração: Práticas e Culturas da Comunicação. Pesquisa junto ao Kinepoliticom (CNPq) –  Grupo de Pesquisa em Cinema, Audiovisual, Estética, Comunicação e Política.

Cristiane Freitas Gutfreind, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Sociologia pela Université de Paris 5 (René Descartes, Sorbonne). Atualmente é coordenadora do PPGCOM e professora na graduação em Cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Bolsista de produtividade do CNPq e líder do Kinepoliticom (CNPq) –  Grupo de Pesquisa em Cinema, Audiovisual, Estética, Comunicação e Política. Foi vice-presidente da Compós (2015-2017) e é membro da AFECCAV (Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel).

Downloads

Publicado

02-06-2019

Como Citar

Negrini, M. Z., & Gutfreind, C. F. (2019). Cinebiografias ficcionais e a representação da Era Vargas na contemporaneidade. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497728695

Edição

Seção

Artigos Livres