Cinebiografias ficcionais e a representação da Era Vargas na contemporaneidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497728695

Mots-clés :

Cinebiografias, Memória, Era Vargas

Résumé

Nosso objetivo é identificar as recorrências estéticas e narrativas do período denominado Era Vargas num conjunto de filmes brasileiros que reconhecemos como cinebiografias de ficção. Propomos entender em quais circunstâncias sociais e afetivas os filmes surgem de modo a ressignificar a experiência traumática da ditadura varguista. A discussão é realizada especialmente por meio de Rancière (2012; 2013) e Kracauer (2001), pois os autores possibilitam-nos uma leitura crítica do social em vista dos afetos e da materialidade das imagens fílmicas. Na contemporaneidade, há dissonâncias em relação a como o cinema brasileiro vinha tratando a temática da Era Vargas. Desse modo, notamos atualizações afetivas implicadas ao trabalhismo no cenário político brasileiro, em filmes que privilegiam os aspectos íntimos das personagens através do ficcional e do cotidiano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Márcio Zanetti Negrini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Realiza doutorado com bolsa da Capes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Área de concentração: Práticas e Culturas da Comunicação. Pesquisa junto ao Kinepoliticom (CNPq) –  Grupo de Pesquisa em Cinema, Audiovisual, Estética, Comunicação e Política.

Cristiane Freitas Gutfreind, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Sociologia pela Université de Paris 5 (René Descartes, Sorbonne). Atualmente é coordenadora do PPGCOM e professora na graduação em Cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Bolsista de produtividade do CNPq e líder do Kinepoliticom (CNPq) –  Grupo de Pesquisa em Cinema, Audiovisual, Estética, Comunicação e Política. Foi vice-presidente da Compós (2015-2017) e é membro da AFECCAV (Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel).

Téléchargements

Publié-e

2019-06-02

Comment citer

Negrini, M. Z., & Gutfreind, C. F. (2019). Cinebiografias ficcionais e a representação da Era Vargas na contemporaneidade. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497728695

Numéro

Rubrique

Artigos Livres