DIMENSOES CULTURAIS E NARRATIVAS DOS FILMES DE CRIME LATINO-AMERICANOS DO INICIO DO SECULO XX

Mauricio de Bragança

Resumo


A relação entre primeiro cinema e cotidianidade se expressa, em parte, num importante registro das primeiras décadas do cinematógrafo: os filmes relacionados aos crimes. Muitos dos acontecimentos recorrentes das páginas policiais dos jornais acabavam transformando-se em narrativas cinematográficas, sustentadas pelo imaginário espetacularizado desses crimes junto ao grande público. Este tipo de narrativa, na qual se misturam o documental e o ficcional, é recorrente na cinematografia silenciosa latino-americana. Neste artigo, pretendemos pensar estas narrativas de crime de forma complexa, plural e dialógica, ressaltando os aspectos culturais que suportaram tais produções.


Palavras-chave


Cinema; América Latina; Sensacionalismo

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2175497726338 ';





 

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PRÓ-REVISTAS 2017 nº 11/2017

 

ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática

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Classificação Qualis-CAPES: A3

Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8

DOI: 10.5902/21754977

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