OUTSIDERS NA TELONA: ALTERIDADE E DIALOGISMO EM GHOST DOG E NO CINEMA DE JIM JARMUSCH

Autores

  • Riccardo Migliore Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Antonio Mousinho Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Letras; Departamento de Comunicação (DECOM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497733155

Palavras-chave:

Cinema, Outsiders, Interações dialógicas

Resumo

Neste artigo trazemos uma análise reflexiva sobre o filme Ghost dog, do diretor independente Jim Jarmusch. Para tal propósito, trabalhamos com conceitos como representação e identidade, com ênfase nas interações dialógicas que, na tela, vêm a se criar entre as entidades ficcionais que compõem o universo diegético deste longa-metragem, assim como outros filmes do mesmo cineasta. Percebe-se que, neste filme e na obra de Jarmusch como um todo, o dialogismo e o reconhecimento do outro não são apenas elementos recorrentes, mas adquirem um papel meramente estrutural, tanto do ponto de vista temático, como modal. Por absurdo, isto ocorre mesmo num filme como Ghost dog, no qual, evidentemente, Jarmusch representa um conflito inter-cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Riccardo Migliore, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Letras pelo PPGL/UFPB, Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pelo PPGC/UFPB, graduado em Ciências Sociais pela UFCG. Autor do livro "Documentário e mise en scène: um estudo analítico sobre três clássicos do cinema não-ficcional" (2015, Editora NEA/Omniscriptum).

Luiz Antonio Mousinho, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Letras; Departamento de Comunicação (DECOM)

Luiz Antonio Mousinho é professor Associado IV do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba – DECOM e PPGL/ UFPB. Fez mestrado em Letras na UFPB e doutorado em Teoria e história literária na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Desenvolve pesquisa junto ao CNPq (PQ) sobre cinema e cultura. É autor de Uma escuridão em movimento – relações familiares em Clarice Lispector (1997) e  A sombra que me move – ensaios sobre ficção e produção de sentido (cinema, literatura, TV) (2012) (EDUFPB/ Ideia).

Downloads

Publicado

21-12-2019

Como Citar

Migliore, R., & Mousinho, L. A. (2019). OUTSIDERS NA TELONA: ALTERIDADE E DIALOGISMO EM GHOST DOG E NO CINEMA DE JIM JARMUSCH. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497733155

Edição

Seção

Artigos Livres