NARRATIVAS LITERÁRIAS: RESSIGNIFICANDO AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849229334

Mots-clés :

Leitura, Escrita, Tecnologia

Résumé

A presente pesquisa foi desenvolvida com uma turma de 8ºano, do Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus, na cidade de Tupanciretã- RS, e tem por objetivo construir o conhecimento literário, social e multidisciplinar a partir da narrativa literária “Perseu e Medusa”, extraída do livro didático da turma, a qual os educandos se identificaram pela relevância do tema, de acordo com o conhecimento prévio e realidade de leitura dos discentes, incentivando o desenvolvimento da cognição e linguagem, expressos através de mídias digitais. Incentivando à leitura e escrita literária e sua reprodução feita pelos estudantes através de um canal no site YouTube, que demonstrou desdobramentos positivos em sua aplicação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luisa Carla Fontoura de Maia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Rio Grande do Sul. Especializanda em Mídias da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016).

Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon, Universidade de Cruz Alta

Mestre em Computação

Références

ALMEIDA, Í. D.; SILVA, J. C. B. da; JUNIOR, S. A. da S.; BORGES, L. M. Tecnologias e educação: o uso do YouTube na sala de aula. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/trabalho_ev045_md1_sa4_id8097_06092015214629.pdf. Acesso em: 08 jun. 2017.

ALMEIDA, M. E. B. Entrevista. Disponível em: http://gestaoescolar.org.br/aprendizagem/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia-sala-aula-568012.shtml Acesso em: 08 ago. 2017.

BORGATTO, A. M. T.; BERTIN, T. C. H.; MARCHEZI, V. L. de C. Projeto Teláris: português: ensino fundamental 2. 2.ed. São Paulo: Ática, 2015.

BUNZEM, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1982.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. 2.ed. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2013.

MORAN, J. M. As mídias na educação. 2008. p. 5. Disponível em: http://portal.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/artigos/midias%20na%20educa%C3%A7ao.pdf. Acesso em: 08 jun. 2017.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tec-nologias e mediação pedagógica. 19.ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

SILVA, H. A. Narrativa e educação: algumas reflexões a partir de Benjamin, Kundera e Rorty. Disponível em:

https://scholar.google.com.br/scholar?q=narrativa+e+educa%C3%A7%C3%A3o:+algumas+reflex%C3%B5es+a+partir+de+benjamin,+kundera+e+rorty&hl=ptBR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart&sa=X&ved=0ahUKEwj2oqiUxMfUAhXJx5AKHctAC50QgQMIMjAA. Acesso em: 30 mai. 2017.

SILVA, I. M. M. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática es-colar. 2013.p. 515. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/Anais-30Anos/Docs/Artigos/5.%20Melhores%20teses%20e%20disserta%C3%A7%C3%B5es/5.2Ivanda.pdf. Acesso em: 30 mar. 2017.

SOUZA, R. J. de; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. p. 101-107. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Acesso em: 30 mar. 2017.

Téléchargements

Publiée

2018-03-14

Comment citer

Maia, L. C. F. de, & Chicon, P. M. M. (2018). NARRATIVAS LITERÁRIAS: RESSIGNIFICANDO AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229334