Inglês para fins específicos em cursos superiores de tecnologia na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849234053Palavras-chave:
ESP, CST, Educação ProfissionalResumo
Considerando a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia (CST) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nosso estudo analisa como tem sido planejada a disciplina de Inglês para Fins Específicos (ESP – English for Specific Purposes) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Baseando-se nas teorias sobre ESP (HUTCHINSON; WATERS, 1987; DUDLEYEVANS, 1998), realizamos um estudo de cunho exploratório, através da análise dos distintos programas da disciplina de ESP presente em 16 CST ofertados na instituição. A análise dos dados possibilitou a categorização de 3 tipos de oferta de ESP com focos distintos praticados nesse contexto da EPT: inglês para leitura e escrita, em 12 CST; inglês para gramática e vocabulário, em 3 CST; e inglês para produção oral, em apenas 1 CST. Concluímos que os 3 tipos de ESP refletem as decisões tomadas pelo conjunto de professores de forma democrática e participativa com vistas a dialogar com os CST em que as disciplinas estão inseridas, embora apenas alguns programas evidenciem a relação entre os conteúdos e as necessidades dos alunos, um dos pressupostos básicos das teorias sobre ESP.
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