Inglês para fins específicos em cursos superiores de tecnologia na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849234053

Palavras-chave:

ESP, CST, Educação Profissional

Resumo

Considerando a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia (CST) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nosso estudo analisa como tem sido planejada a disciplina de Inglês para Fins Específicos (ESP – English for Specific Purposes) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Baseando-se nas teorias sobre ESP (HUTCHINSON; WATERS, 1987; DUDLEYEVANS, 1998), realizamos um estudo de cunho exploratório, através da análise dos distintos programas da disciplina de ESP presente em 16 CST ofertados na instituição. A análise dos dados possibilitou a categorização de 3 tipos de oferta de ESP com focos distintos praticados nesse contexto da EPT: inglês para leitura e escrita, em 12 CST; inglês para gramática e vocabulário, em 3 CST; e inglês para produção oral, em apenas 1 CST. Concluímos que os 3 tipos de ESP refletem as decisões tomadas pelo conjunto de professores de forma democrática e participativa com vistas a dialogar com os CST em que as disciplinas estão inseridas, embora apenas alguns programas evidenciem a relação entre os conteúdos e as necessidades dos alunos, um dos pressupostos básicos das teorias sobre ESP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UM). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de língua inglesa no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, associação entre UERN, UFERSA e IFRN (POSENSINO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, polo Mossoró (PROFEPT).

Wigna Thalissa Guerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), da associação UERN/UFERSA/IFRN. Professora de língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Pau dos Ferros).

Referências

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. DIÁRIO OFICIAL da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dezembro de 2008. Seção II.

CELANI, M. A. A. A retrospective view of an ESP Teacher Education Programme. In: The ESPecialist, São Paulo, vol.19 no 2, 233-244, 1998.

DUDLEY-EVANS, A.; ST. JOHN, A. M. Developments in ESP: A multidisciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press 1998.

DUDLEY-EVANS, T. An overview of ESP in the 1990s. In: The Japan Conference on English for Specific Purposes Proceedings, 1997, Aizuwakamatsu City, Fukushima, Japan. Aizuwakamatsu City (Editor: Thomas Orr), University of Aizu, 1998, p. 05-11. Disponível em: < http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED424774.pdf> Acesso em: 30 jun. 2018.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes: A Learning Centred Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2002.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, 66(1), 60, 1996.

PORTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Comércio Exterior. 2012. Disponível em http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-graduacao/engenharias/engenharia-de-energia/view. Acesso em: 30 jun. 2018.

PORTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. 2015. Disponível em http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-graduacao/tecnologia/tecnologia-em-design-de-moda/view>. Acesso em: 30 jun. 2018.

PORTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. 2014. Disponível em http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-graduacao/tecnologia/tecnologia-em-gestao-do-turismo/view>. Acesso em: 30 jun. 2018.

RAMOS, R. DE C. G. ESP in Brazil: history, new trends and challenges. In: KRZANOWSKI, M. (Ed.). ESP and EAP in Developing and in Least Developing Countries. IATEFL, 2008. p. 68-83.

WILLIAMS, C. The future of ESP studies: building on success, exploring new paths, avoiding pitfalls. ASp [En ligne], v. 66, 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/asp/4616>. Acesso em: ago. 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Lima, S. de C., & Guerra, W. T. (2019). Inglês para fins específicos em cursos superiores de tecnologia na educação profissional. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234053