Inglês para fins específicos em cursos superiores de tecnologia na educação profissional

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849234053

Mots-clés :

ESP, CST, Educação Profissional

Résumé

Considerando a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia (CST) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nosso estudo analisa como tem sido planejada a disciplina de Inglês para Fins Específicos (ESP – English for Specific Purposes) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Baseando-se nas teorias sobre ESP (HUTCHINSON; WATERS, 1987; DUDLEYEVANS, 1998), realizamos um estudo de cunho exploratório, através da análise dos distintos programas da disciplina de ESP presente em 16 CST ofertados na instituição. A análise dos dados possibilitou a categorização de 3 tipos de oferta de ESP com focos distintos praticados nesse contexto da EPT: inglês para leitura e escrita, em 12 CST; inglês para gramática e vocabulário, em 3 CST; e inglês para produção oral, em apenas 1 CST. Concluímos que os 3 tipos de ESP refletem as decisões tomadas pelo conjunto de professores de forma democrática e participativa com vistas a dialogar com os CST em que as disciplinas estão inseridas, embora apenas alguns programas evidenciem a relação entre os conteúdos e as necessidades dos alunos, um dos pressupostos básicos das teorias sobre ESP.

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Bibliographies de l'auteur-e

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UM). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de língua inglesa no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, associação entre UERN, UFERSA e IFRN (POSENSINO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, polo Mossoró (PROFEPT).

Wigna Thalissa Guerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), da associação UERN/UFERSA/IFRN. Professora de língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Pau dos Ferros).

Références

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Publié-e

2019-07-15

Comment citer

Lima, S. de C., & Guerra, W. T. (2019). Inglês para fins específicos em cursos superiores de tecnologia na educação profissional. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234053