DISCURSO, VARIAÇÃO E LETRAMENTOS NA ESCOLA: OS MODOS DE DIZER NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE NORTE A SUL PELAS CÂMERAS DO DOCUMENTÁRIO “PRO DIA NASCER FELIZ”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229662

Palavras-chave:

Discurso, Variação linguística, Letramentos na escola

Resumo

Este texto adota como objeto de estudo o documentário “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim, com o objetivo de analisar a questão da realidade da educação brasileira, de norte a sul, a partir dos aspectos teóricos de discurso, variação e letramentos que constituem os modos de ver e dizer o mundo, através da visão de mundo dos personagens. Parte-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, baseada nos estudos da sociolinguística educacional (BORTONI-RICARDO, 2004/2005) e em alguns fundamentos teórico-legais do ensino da Língua Portuguesa. A análise evidencia problemas que emergem, principalmente das condições socioculturais dos protagonistas da história – professores e alunos -, os quais dizem, a seu modo, as reais condições que vivenciam na escola, a qual se tornou um espaço de conflitos, disputas e divergências sociais, que estão imbricadas na fala de cada sujeito.

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Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (PROUNI - FSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (FSA); e Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016). Membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: 'Estudos hispânicos' (UESPI), na linha: 'Língua, texto e discurso'; membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), na linha: 'Oralidade e Letramento'; e do Grupo de Pesquisa: 'PROLETRAS: interletramentos práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar' (UFPI), na linha: 'Leitura: teorias e prática'. Organizador dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016) e 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Neste último nível de ensino, principalmente em cursos de formação de professores, de graduação e pós-graduação lato sensu. Atualmente é professor de Leitura e Produção de Texto do Ensino Fundamental e Médio no Instituto Dom Barreto (IDB). Professor Polivalente da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC-PI). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

Vanessa Raquel Soares Borges, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Piauí (2009), Especialização em Linguística e Ensino pela Universidade Estadual do Piauí (2011) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2016). Experiência profissional na rede pública com atuação docente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Teresina (PI) durante os anos de 2008-2010) e na Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC) desde 2014 até os dias atuais; e na rede privada de ensino básico ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, com correção de redações de 3º ano e pré-vestibular, desde 2010 até a atualidade. Experiência no Ensino Superior como professora na Instituição Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional FATESP/PI. É membro do NEPAD.

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente, é professora Classe Associado, Nível I, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Letras; e professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Letras. É sócio efetivo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e do GELNE ( Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste). Coordena o Grupo de Pesquisa LES ( Linguagem, Escola e Sociedade) no CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e com atuação em: variação linguística, alfabetização, oralidade, letramento, etnografia, pesquisa colaborativa, etnografia da comunicação e sociolinguística interacional.

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Publicado

2018-03-14

Como Citar

Lima, F. R., Borges, V. R. S., & Costa, C. de S. S. M. da. (2018). DISCURSO, VARIAÇÃO E LETRAMENTOS NA ESCOLA: OS MODOS DE DIZER NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE NORTE A SUL PELAS CÂMERAS DO DOCUMENTÁRIO “PRO DIA NASCER FELIZ”. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229662