SPEECH, VARIATION AND LETTERS IN SCHOOL: THE WAYS OF SAYING IN BRAZILIAN EDUCATION FROM NORTH TO SOUTH BY THE DOCUMENTARY CAMERA "PRO DAY TO BE HAPPY"

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229662

Keywords:

Discurso, Variação linguística, Letramentos na escola

Abstract

This text adopts as a study object the documentary "Pro dia nascer feliz", by João Jardim, with the objective of analyzing the question of the reality of Brazilian education, from north to south, from the theoretical aspects of discourse, variation and literacies that constitute the ways of seeing and saying the world through the worldview of the characters. It is based on a qualitative bibliographical research, based on the studies of educational sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2004/2005) and on some theoretical-legal foundations of Portuguese language teaching. The analysis reveals problems that emerge, mainly from the sociocultural conditions of the protagonists of the story - teachers and students - who, in their own way, describe the real conditions they experience in school, which has become a space of conflicts, disputes and social divergences , which are imbricated in the speech of each subject.

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Author Biographies

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (PROUNI - FSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (FSA); e Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016). Membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: 'Estudos hispânicos' (UESPI), na linha: 'Língua, texto e discurso'; membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), na linha: 'Oralidade e Letramento'; e do Grupo de Pesquisa: 'PROLETRAS: interletramentos práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar' (UFPI), na linha: 'Leitura: teorias e prática'. Organizador dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016) e 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Neste último nível de ensino, principalmente em cursos de formação de professores, de graduação e pós-graduação lato sensu. Atualmente é professor de Leitura e Produção de Texto do Ensino Fundamental e Médio no Instituto Dom Barreto (IDB). Professor Polivalente da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC-PI). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

Vanessa Raquel Soares Borges, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Piauí (2009), Especialização em Linguística e Ensino pela Universidade Estadual do Piauí (2011) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2016). Experiência profissional na rede pública com atuação docente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Teresina (PI) durante os anos de 2008-2010) e na Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC) desde 2014 até os dias atuais; e na rede privada de ensino básico ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, com correção de redações de 3º ano e pré-vestibular, desde 2010 até a atualidade. Experiência no Ensino Superior como professora na Instituição Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional FATESP/PI. É membro do NEPAD.

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente, é professora Classe Associado, Nível I, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Letras; e professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Letras. É sócio efetivo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e do GELNE ( Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste). Coordena o Grupo de Pesquisa LES ( Linguagem, Escola e Sociedade) no CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e com atuação em: variação linguística, alfabetização, oralidade, letramento, etnografia, pesquisa colaborativa, etnografia da comunicação e sociolinguística interacional.

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Published

2018-03-14

How to Cite

Lima, F. R., Borges, V. R. S., & Costa, C. de S. S. M. da. (2018). SPEECH, VARIATION AND LETTERS IN SCHOOL: THE WAYS OF SAYING IN BRAZILIAN EDUCATION FROM NORTH TO SOUTH BY THE DOCUMENTARY CAMERA "PRO DAY TO BE HAPPY". Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229662