Professor-artista: alguns conceitos e perspectivas baseadas em princípios da cultura visual

Autores

  • Ronne Franklim Dias Universidade Federal de Goiás
  • Raimundo Martins Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG. Atualmente é professor da Maestría em Arte y Cultura Visual do Instituto “Escuela Nacional de Bellas Artes” (IENBA) da Universidad de la República – Uruguay.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734838068

Palavras-chave:

Professor-artista, Cultura visual, Ensino de arte

Resumo

A partir de perspectivas embasadas nos princípios da cultura visual este artigo discute aspectos identitários do ‘ser professor’ em um mundo globalizado, em permanentes transformações que impõem demandas no campo da educação, da arte e da profissão docente. Nesse contexto o conceito de ‘professor-artista’ e sua identidade híbrida emergem como uma modalidade de performance cultural entrelaçando ações em arte, educação e, principalmente, pesquisa. O texto reúne resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em arte e cultura visual cujo trabalho de campo envolveu a participação de oito sujeitos professores de um centro profissionalizante em arte na cidade de Macapá, estado do Amapá. Um espectro de opções pedagógicas oferecidos pela educação da cultura visual associa cotidiano escolar e significações culturais, configura as relações entre sujeitos docentes e discentes criando uma interface de saberes coletivos e individuações/realizações práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronne Franklim Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Bolsista da
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás-FAPEG. Professor de arte do Instituto
Federal do Amapá-IFAP (BRA).

Raimundo Martins, Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG. Atualmente é professor da Maestría em Arte y Cultura Visual do Instituto “Escuela Nacional de Bellas Artes” (IENBA) da Universidad de la República – Uruguay.

Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA), Mestre em Artes pela Andrews University, Michigan (EUA). Pós-doutor pela University of London (1992) e pela Universidad de Barcelona (2004/2005) onde foi professor visitante. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG. Atualmente é professor da Maestría em Arte y Cultura Visual do Instituto “Escuela Nacional de Bellas Artes” (IENBA) da Universidad de la República – Uruguay.

Referências

AGUIRRE, Imanol. Cultura Visual, Política da Estética e Educação Emancipadora. In: MARTINS, R. e TOURINHO, I. (Orgs.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011, p. 69-111.

CORAZZA, S. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa V. (org.). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 105-132.

FERNÁNDEZ, Tatiana e DIAS, Belidson. Pedagogias Culturais nas Entre Viradas: Eventos Visuais & Artísticos. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2014, p. 101-137.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1998.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GOODSON Ivor. Historiando o eu: a política – vida e o estudo da vida e do trabalho do professor. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Processos e Práticas de Pesquisa em

Cultura Visual & Educação. Santa Maria: Editora USFM, 2013, p. 253-272.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, p. 31-49.

IAVELBERG, Rosa. & CHUI, Fernando de Menezes. Ideias para uma pedagogia contemporânea do desenho. In: REBOUÇAS, Moema M. & GONÇALVES, Maria G. D. (Orgs.). Investigações nas práticas educativas da arte. Vitória-ES. Edufes, 2013, p. 91-108.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LAMPERT, Jociele. Arte Contemporânea, Cultura Visual e Formação Docente. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicação e Artes – USP. São Paulo: USP, 2009.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n. 19, p.20-28, jan/fev/mar/abr. 2002.

MATTAR, Sumaya. Sobre arte e educação. Entre a oficina artesanal e a sala de aula. Campinas: Papirus, 2010.

PAIXÃO, Natalina. Memorial Docente [Reconhecimento, Saberes e Competências] – CPPD/Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2014.

SUZUKI, Clarissa Lopes. Caderno de professor-artista: espaço acolhedor do exercício reflexivo e da ação criadora. In: Mattar, SUMAYA e ROIPHE, Alberto (Orgs.). Arte e educação: ressonâncias e repercussões. São Paulo. Arte na Escola Edições, 2016, p. 220-224.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Vozes, 16ª. ed. Petrópolis, RJ, 2014.

TOURINHO, Irene. MARTINS, Raimundo. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene. (Orgs). Educação da cultura visual: conceitos e contextos, Santa Maria, Editora UFSM, 2011, p. 51-68.

VALLE, Lutiere Dalla. O desenho de criação como dispositivo para a formação em artes visuais: estratégias pedagógicas para construir-se como investigador no campo da arte e da educação. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de e HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria-RS. Editora UFSM, 2015, p. 257-274.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Dias, R. F., & Martins, R. (2019). Professor-artista: alguns conceitos e perspectivas baseadas em princípios da cultura visual. Revista Digital Do LAV, 12(2), 118–132. https://doi.org/10.5902/1983734838068

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)