A Sociologia da Infância e o conceito de culturas infantis: aspectos e implicações teóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468569

Palavras-chave:

Culturas infantis, Educação, Sociologia da Infância.

Resumo

O conceito de culturas infantis, na perspectiva da Sociologia da Infância, enfatiza a ideia da criança como ator social e produtora de cultura. Assim, nesta abordagem há formas teóricas e metodológicas de pesquisar e se relacionar com as crianças a partir de termos e concepções que se distanciam daqueles relacionados à ideia tradicional de socialização. Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de culturas infantis a partir, principalmente, de dois sociólogos da infância, William Corsaro e Manuel Sarmento. Além disto, dialoga-se com outros autores, como Matias Arce e Walter Benjamin sobre a concepção de infância, brinquedos e brincadeiras.  A noção antropológica de cultura também é considerada para pensarmos na constituição e socialização das crianças entre pares, ou seja, na construção das culturas infantis. Leva-se em consideração a crescente utilização de conceitos e princípios da Sociologia da Infância nas pesquisas na área da Educação e o caráter reflexivo entre a produção de conhecimento e as práticas sociais.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Marchi, Universidade Regional de Blumenau

MARCHI, Rita de Cássia. Pós-doutorado em Sociologia da Infância. Doutorado em Sociologia Política.  Professora aposentada do Curso de Ciências Sociais da Universidade Regional de Blumenau -FURB.

Nislândia Santos Evangelista, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Mestre em Educação pelo no Programa de Pós-Graduação de Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com bolsa CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança e o Adolescente. Graduada em Psicologia na Universidade Federal de Roraima, com período de estudos na Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente trabalha como Supervisora de Disciplina no Centro Universitário Leonardo Da Vinci e está em Formação Plena em Gestalt-Terapia na Comunidade Gestáltica (SC).

Referências

ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Educação, Santa Maria, v35 n.1, p39-52, jan/abr. 2010.

ARCE, Matías Cordero. Hacía um discurso emancipador de los derechos de las niñas e de los niños. Lima: IFEJANT, 2015.

BENJAMIN, Walter. História Cultural do Brinquedo. In: A Criança, O Brinquedo e a Educação. São Paulo : Summus, 1984.

BROUGÈRE, Gilles. Culture de masse et culture enfantine In : Cultures enfantines : Universalité et diversité [en ligne]. Rennes : Presses universitaires de Rennes, 2011.

CORSARO, William. Interpretative Reproduction in Children’s Peer Culture. Social Psychoology Quartely. Vol. 55, n 2, 160-177, 1992.

CORSARO, William. Reprodução Interpretativa no Brincar ao Faz-De-Conta das Crianças. Educação, Sociedade e Culturas. nº17, p.113-134, 2002.

CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CUCHE, Denys. O Conceito de Cultura nas Ciências Sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. 2 ed. Bauru: EDUSC, 2002.

DELGADO, Ana Cristina Coll. Abordagens Etnográficas com Crianças e suas Culturas. s/d

FERNANDES, Florestan. As “Trocinhas” Do Bom Retiro. Pro-Posições. v15. n1(43) jan/abr, 2004.

FERNANDES, Natália; MARCHI, Rita de Cássia. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Revista Brasileira de Educação v. 25 e250024, 2020.

FERNANDES, Natália; SOUZA, Luciana F. Da afonia à voz das crianças nas pesquisas: uma compreensão crítica do conceito de voz. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 15, p. 970-986, set./dez. 2020. Acesso em 21/08/2021

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. l ed., 13.reimpr, Rio de Janeiro : LTC, 2008.

GIDDENS, Anthony. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

KEESING, R. M. Theories of Culture. Annual Review of Anthropology, 1974.

JAMES, Allison. JENKS, Chris. PROUT, Alan. Theorizing childhood. Cambridge: Polity, 1998.

LARAIA, R.B. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

MARCHI, Rita de Cássia. Os sentidos (paradoxais) da infância nas ciências sociais: um estudo de sociologia da infância crítica sobre a "não-criança" no Brasil. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, p.65-67, 2007.

MARCHI, Rita de Cássia. As Teorias da Socialização e o Novo Paradigma Para os Estudos Sociais da Infância. Educação e Realidade. nº 34(1) pag 227-246, jan/abr 2009.

MARCHI, Rita de Cássia. A Criança como ator social – crítica, réplicas e desafios teóricos e empíricos. Práxi Educativa. Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 617-637, maio/ago. 2017.

NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Infância e Sociologia da Infância: entre a invisibilidade a voz. São Paulo: FEUSP, 2013

PROUT, Alan. Reconsiderando a Nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, vol. 36, nº. 02, maio/ago., 2009

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e cultura da infância. Cadernos de Educação, 21, 13-22, 2003.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A Reinvenção do Ofício de Criança e de Aluno. Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB. v. 6, n. 3, p. 581-601, set./dez., 2011.

SIROTA, Régine. Emergência de uma Sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, março/2001.

SCHAEFER, Richard T. Fundamentos de Sociologia. 6ed. Porto Alegre : AMGH, 2016.

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Marchi, R. de C., & Evangelista, N. S. (2023). A Sociologia da Infância e o conceito de culturas infantis: aspectos e implicações teóricas. Educação, 48(1), e122/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644468569