Estratégias de entrada e permanência no grupo de crianças: caminhos para interagir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467412

Palavras-chave:

Crianças, Grupo de pares, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as interações entre crianças de cinco e seis anos de idade no ambiente de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), em Belo Horizonte/Minas Gerais (Brasil). O foco definido foram as ações que almejavam a criação de vínculos, apontando as estratégias utilizadas pelas crianças para obter acesso e permanência nos grupos de pares. Para este estudo optou-se por um referencial teórico multidisciplinar embasado em estudos contemporâneos sobre a Infância e a Educação Infantil, com destaque para a Sociologia da Infância e Psicologia Social. Foi realizada uma pesquisa qualitativa tendo como principais instrumentos a observação participante do grupo de crianças, com registros em diário de campo e videogravação; e entrevista semiestruturada com a professora do grupo. A análise das informações evidenciou forte relação entre o espaço e artefatos disponíveis e o modo como as crianças se organizavam em grupos mais ou menos estáveis. Destacaram-se também as estratégias de pedido/convite e interferência como principais ações para entrada no grupo de pares e diálogo e cooperação como principais estratégias de permanência. A estratégia de ajuda foi percebida em ambas as categorias. Foi identificado também que na perspectiva das crianças pesquisadas, se integrar em um grupo significava ser amigo dos participantes.

Biografia do Autor

Elaine Conceição Silva de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016), na Linha de pesquisa "Infância e Educação Infantil". Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade em 2012. Professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Iza Rodrigues Da Luz, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia - Psicólogo pela Universidade de Brasília (1998), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da FaE/UFMG (2017-2019). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, seus projetos de ensino, pesquisa e extensão se concentram principalmente nos seguintes temas/áreas: Relações entre crianças e adultos em contextos escolares e não-escolares; Educação Infantil em contextos urbanos e rurais; Formação de professores da/na Educação Infantil, Agressividade na primeira infância; Infância e processo de desenvolvimento humano.

Isabel de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (02/2004). Realizou Pós-doutorado na Universidade de São Paulo - USP (2014), desenvolvendo estudos sobre o pensamento de Hannah Arendt, sob supervisão do professor Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre a infância e pedagogias da educação infantil, identidade profissional, formação de professores, estudos sobre o cuidado na educação infantil e educação infantil para crianças em diferentes contextos, incluindo os contextos não urbanos.

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Publicado

2023-10-24

Como Citar

Almeida, E. C. S. de, Da Luz, I. R., & Silva, I. de O. e . (2023). Estratégias de entrada e permanência no grupo de crianças: caminhos para interagir. Educação, 48(1), e120/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644467412