Responsabilidade social universitária sob a ótica da autoavaliação de um instituto federal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133843176

Palavras-chave:

Responsabilidade social universitária, SINAES, Autoavaliação.

Resumo

Neste texto se analisa a responsabilidade social numa unidade da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, no período de 2009 a 2017, a partir dos relatórios emitidos pela comissão própria de avaliação. A abordagem metodológica é qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso, cuja categoria teórica é a responsabilidade social universitária. Para tanto, realizou-se análise documental da unidade retratada em uma amostra composta por oito peças selecionadas por meio da aplicação dos critérios de autenticidade, credibilidade, representatividade e significação. O estudo evidencia, dentre outros, que, embora tenham sido identificados vínculos imediatos entre a responsabilidade social universitária, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes - e a missão da instituição, ao passo que os relatórios de autoavaliação mapeados apontam fragilidades em temas como inclusão social, política para o meio ambiente e preservação do patrimônio histórico e cultural, há necessidade de avaliar os projetos de extensão realizados no período de 2013 a 2017, tendo em vista que as ações extensionistas são vetores para a responsabilidade social universitária.

Palavras-chave: responsabilidade social universitária; Sinaes; autoavaliação.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Departamento de Fundamentos da Educação (DFE)

Programa de Pós-graduação em Educação 

Ana Cléa Gomes de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Sobral, Ceará, Brasil.

Programa de Pós-graduação em Educação 

Ana Paula de Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Programa de Pós-graduação em Educação 

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Lima, M. A. M., Sousa, A. C. G. de, Lima, A. P. de S., & Loyola, T. C. (2021). Responsabilidade social universitária sob a ótica da autoavaliação de um instituto federal de educação. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133843176

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