Os graus de ambiguidade e conflito de uma política educacional na perspectiva dos agentes de linha de frente: o caso do Saerj

Autores

  • Diego Mota Colégio Pedro II
  • Maria Océlia Mota PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842425

Palavras-chave:

políticas educacionais, avaliação em larga escala, avaliação da educação

Resumo

Neste texto aborda-se a política de avaliação de desempenho das escolas do Estado do Rio de Janeiro, levada a efeito no âmbito do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro - Saerj - no período de 2008 a 2016, com o objetivo de conhecer o processo de implantação segundo os professores. Para isso analisou-se o sistema de avaliação utilizado pela Secretaria de Educação sob a perspectiva das agências burocráticas e do modelo analítico de Matland (1995). Os resultados indicam que o grau de conflito relacionado aos instrumentos de ação colaboraram significativamente para que sua implantação se aproximasse de uma perspectiva política. Os meios de regulação da política tiveram efeitos indutores negativos, de acordo com os agentes envolvidos. Essa condição foi uma das reivindicações manifestas na pauta da greve dos professores em 2016, contribuindo para a descontinuidade da política educacional.

Palavras-chave: políticas educacionais; avaliação em larga escala; avaliação da educação.

 

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Biografia do Autor

Diego Mota, Colégio Pedro II

Sou professor do Colégio Pedro II e Doutorando em Educação na PUC-Rio. Na UFRJ, fiz graduação em Biologia, especialização em Educação e mestrado em Biologia Geral. Minha linha de pesquisa envolve currículo, avaliação da aprendizagem e representações sociais.

Maria Océlia Mota, PUC-Rio

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense -FEBF/UERJ. Especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Hermínio Ometto -UNIARARAS. Mestre em Educação,Comunicação e Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio; Pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação - LAED, coordenado pela Professora Alicia M. C. de Bonamino. Membro da Rede de Estudos sobre a Implementação de Políticas Públicas Educacionais - REIPPE; Orientadora Educacional das redes de ensino de Duque de Caxias e São João de Meriti -RJ. Áreas de interesse: Políticas Públicas Educacionais. Implementação de Políticas Públicas. Desigualdades Educacionais. Avaliação na Alfabetização e Formação de Professores.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Mota, D., & Mota, M. O. (2021). Os graus de ambiguidade e conflito de uma política educacional na perspectiva dos agentes de linha de frente: o caso do Saerj. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133842425