A (des)igualdade de conhecimento intraescolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133866803

Palavras-chave:

Igualdade de conhecimento, eficácia escolar, alfabetização, avaliação em larga escala

Resumo

Neste texto apresenta-se resultado de trabalho que teve como objetivo investigar a (re)produção de desigualdades de aprendizagem no interior de uma escola pública do Estado do Espírito Santo. Com base numa abordagem metodológica quanti-quali, o estudo investigou a variação das médias de desempenho em Língua Portuguesa no Paebes-Alfa das turmas da escola Tulipa. Identificou-se que, dentre as quatros turmas, uma ficou com desempenho significativamente menor que as outras três, revelando desigualdades de conhecimento intraescolar. Esse desempenho inferior pode ser explicado por algumas características observadas na turma como, por exemplo, o não cumprimento do currículo planejado, a alocação de uma professora com pouca experiência e com vínculo empregatício instável e a concentração de alunos com algum tipo de deficiência.

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Biografia do Autor

Naira da Costa Muylaert Lima, PUC-Rio

Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Área de atuação: Políticas Públicas em Educação; Avaliação da Educação; Desigualdades Educacionais.

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Publicado

03-11-2021

Como Citar

Lima, N. da C. M. (2021). A (des)igualdade de conhecimento intraescolar. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e66803, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133866803