Percepção da avaliação da formação dos docentes do ensino médio das escolas da Regional I em tecnologias digitais

Autores

  • Marcos Antonio Martins Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Andrea Moura da Costa Souza INSTITUTO FEDERAL DO CEARA
  • Blússia Tétis Brito Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Luís Antônio Rabelo Cunha Centro Universitário Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133831919

Resumo

A educação permanente, seja ela presencial, semipresencial ou à distância, são estimuladas pelas instituições e órgãos de fomentos como uma prática que favorece a formação do docente. O presente artigo contextualiza a avaliação da formação docente em tecnologias digitais, assim como os seus desafios ao processo de integração dos conhecimentos adquiridos. Este estudo é resultado da pesquisa qualitativa desenvolvida entre os professores de português e matemática do ensino médio de duas escolas municipais de Fortaleza, localizadas na regional I, que participaram da formação semipresencial de 180h horas oferecida pelo FNDE/MEC, Secretaria Municipal de Fortaleza, em parceria com a UFC Virtual. Os resultados da pesquisa apontam que produzir uma mudança na cultura dos docentes para integrar as tecnologias digitais as atividades curriculares desenvolvidas em sala mostram-se desafiadores, mas outros fatores exógenos se mostraram pertinentes no decorrer da pesquisa.

Palavras-chave: avaliação, formação docente, tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

é professor associado na Universidade Federal do Ceará, economista, mestre em Administração, doutor em Educação e pósdoutorando em Gestão. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional vinculado aos Programas de Pós-graduação em Educação e Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará

Andrea Moura da Costa Souza, INSTITUTO FEDERAL DO CEARA

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Linha de pesquisa Avaliação Educacional / Eixo Avaliação Institucional - Mestre em Administração e Educação pela Université de Nancy 2, Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico. Bacharel em Administração e em Filosofia. Atuando no Instituto Federal do Ceara, UFC- virtual e Universidade Aberta do Brasil como professora-tutora e colaboradora de conteúdo. Docente da Faculdade Fametro. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE) UFC/CNPq, atualmente desenvolve pesquisas em Avaliação de competências, Formação docente, Tecnologias digitais e Planejamento estratégico. Tem experiência técnica em consultoria organizacional ,docência no ensino superio

Blússia Tétis Brito Batista, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Administradora, pesquisadora e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará

Luís Antônio Rabelo Cunha, Centro Universitário Unichristus

Administrador, mestre em Administração.   Coordenador da Centro Universitário Unichristus

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Publicado

06-01-2019

Como Citar

Lima, M. A. M., Souza, A. M. da C., Batista, B. T. B., & Cunha, L. A. R. (2019). Percepção da avaliação da formação dos docentes do ensino médio das escolas da Regional I em tecnologias digitais. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–9. https://doi.org/10.5902/2318133831919

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