O jogo nas aulas de educação física na educação infantil: do interesse pedagógico da educação física à produção de compreensão das crianças

Autores

  • Renan Santos Furtado Escola de Aplicação da UFPA-BELÉM PPGED UFPA
  • Alice Pequeno de Brito UEPA
  • Jakeline de Souza Pinheiro UEPA
  • Milena Vasconcelos Medeiros UEPA
  • Victória Baía Pinto UEPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546436927

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Teoria do Jogo, Produção de significados

Resumo

A presente pesquisa se caracteriza por ser uma reflexão teórica oriunda de uma experiência pedagógica. Desse modo, apresenta como objeto principal de sua reflexão a investigação do modo como as crianças da Educação Infantil da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) produzem compreensão a respeito do jogo nas aulas de Educação Física. Por via da metodologia da pesquisa-ação e da técnica da documentação utilizada para a interpretação dos dados obtidos em atividade de registro, sinalizamos que as crianças compreendem o jogo a partir de termos como; regras, diversão, estratégia, união, cooperação, respeito e felicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Escola de Aplicação da UFPA-BELÉM PPGED UFPA

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), de 2014 a 2017. Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014. Possui aproximação, estudos e pesquisas com os seguintes temas: Teorias pedagógicas; Educação Física escolar; Práticas corporais; Produção do conhecimento e epistemologia da Educação Física; Ludicidade e educação; Corpo e Cultura. Possui experiência na Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

Alice Pequeno de Brito, UEPA

Graduanda do curso de Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente, Integrante do Laboratório de Bioquímica do Exercício (LABEX) e do Laboratório de Exercício Resistido e Saúde (LERES), ambos com abordagem sobre Doença de Parkinson. Possui vínculo de Iniciação Científica PIBIC/FAPESPA(2018-2019)

Jakeline de Souza Pinheiro, UEPA

Estudante do 5º semestre de licenciatura em Educação Física na Universidade do Estado do Pará.

Milena Vasconcelos Medeiros, UEPA

Acadêmica do 3º ano do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é estagiário do Laboratório de Bioquímica do Exercício/LABEX e Laboratório de Exercício Resistido e Saúde/LERES. Membro do Grupo de Pesquisa em Bioquímica do Exercício (Linha de Pesquisa: Treinamento de Força e Doença de Parkinson, com ênfase em Avaliação Motora e Qualidade de Vida).Tem experiência na área de Exercício Físico.

Victória Baía Pinto, UEPA

Estudante do curso de Educação Física da UEPA.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BOULITREAU, Paula R. Formação de professores para ensinar os saberes das práticas corporais às crianças na educação infantil. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 4, n.1, p. 281 - 295, 2018.

BREGOLATO, Roseli A. Cultura corporal do jogo. São Paulo: Ícone, 2007.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

D´AVILA, Alexandre S; SILVA, Lisandra O. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física. Revista Kinesis, v. 36, n. 1, p. 44 – 57, Jan – Abr 2018.

SOARES, Carmen L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FARIA, Bruno A. et al. Inovação pedagógica na educação física. O que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la EF y el deporte, nº12, (1), 11-28, 2010.

FREIRE, João B. Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da educação física. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

FREIRE, João B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

FREIRE, João B; LISBOA, Adonis M. A inteligência em jogo no contexto da educação física escolar. Motriz, v. 11, n. 2, p. 121-130, mai/ago, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2011.

LOVISOLO, Hugo R.; BORGES, Carlos N.; MUNIZ, Igor B. Competição e cooperação: na procura do equilíbrio. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 129-143, jan./mar. 2013.

MARTINS, Rodrigo L.; TOSTES, Luiza F.; MELLO, André S. Educação Física e formação docente: análise das ementas e bibliografias de disciplinas dos cursos de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 705-720, jul./set. de 2018.

NETTO, Luiz S; BETTI, Mauro. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5ª. a 8ª. série do ensino fundamental. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v. 22, n. 1, p. 5-23, jan./mar. 2008.

PINHO, Vilma A; GRUNENNVALDT, José T; GELAMO, Kátia G. O lugar da Educação Física na Educação Infantil, existe? Motrivivência, v. 28, n° 48, setembro/2016.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo: Editora Iluminuras, 1995.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SILVEIRA, Juliano. Reflexões sobre a presença da Educação Física na primeira etapa da educação básica. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 13-27, setembro/2015.

Downloads

Publicado

30-08-2019

Como Citar

Furtado, R. S., de Brito, A. P., Pinheiro, J. de S., Medeiros, M. V., & Pinto, V. B. (2019). O jogo nas aulas de educação física na educação infantil: do interesse pedagógico da educação física à produção de compreensão das crianças. Kinesis, 37. https://doi.org/10.5902/2316546436927

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)