Olhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67410

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Desenho universal à aprendizagem, Educação inclusiva

Resumo

O artigo apresenta problemáticas sobre Tecnologia Assistiva (TA) e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), no sentido de oferecer estímulos a uma visão panorâmica da educação inclusiva no Brasil, em suas múltiplas encruzilhadas, intersecções e insurgências, que mobilizam deslocamentos do olhar. Trata-se de discutir, por uma perspectiva de investigação hermenêutica, os impulsos gerados por práticas educacionais de TA e de DUA no processo de reconhecimento mútuo, de interação social e de construção de aprendizagens coletivas, para promover o exercício da cidadania no trabalho pedagógico de acolher a pessoa como ela é. Ao final do texto, sublinhamos que o sentido das tecnologias para a humanidade é justamente fortalecer o intercâmbio de ideias, o reconhecimento mútuo de pedagogias do encontro com as diferenças, para que todos possam aprender, superando assim as desigualdades. Cabe a nós alargarmos a compreensão da TA somada aos princípios de DUA, como dimensão relacional, da dialetização entre ensino e aprendizagem coletiva, que nos torna humanos, trazendo a linguagem de múltiplas correspondências com a realidade da educação inclusiva e dos processos sócio-históricos e culturais, em diálogos aprendentes e de escuta sensível com os diferentes mundos com características radicalmente potentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle, Canoas, RS

Professora doutora da Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil.

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle, Canoas, RS

Doutorando em Educação na Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil.

Referências

BÁFICA, Ana Paula Souza. Educação inclusiva: uma análise sobre inclusão escolar. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 128, p. 93-101, jan. 2012.

BASEGIO, Antonio Carlos. Percursos da Tecnologia Assistiva no Contexto de Educação Inclusiva e a Luta por Reconhecimento das Diferenças. 2016. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016.

BERSCH, Rita; TONOLLI, José Carlos. Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Porto Alegre: CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2006. Disponível em: Disponível em: http://www.bengalalegal.com/tecnologia-assistiva. Acesso em: 2 fev. 2021.

BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. O desenho universal para aprendizagem no acolhimento das expectativas de participantes de cursos de educação a distância. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-24, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X34504

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia-assistiva.pdf. Acesso em: 31 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 08 de outubro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 2015. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: MEC/SEMESP, 2020.

CAETANO, Andressa Mafezoni; PLETSCH, Márcia Denise. Os conceitos de inteligência e de deficiência intelectual: as mesmas origens? Revista Contrapontos, Itajaí, v. 19, n. 1, p. 392-407, jan./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p392-407

COLLINS, Ashok. The enunciation of the subject: sharing Jean-Luc Nancy’s singular plural in the classroom. Educational Philosophy and Theory, v. 47, n. 8, p. 774-785, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2014.901162

CONTE, Elaine; BASEGIO, Antonio Carlos. Tecnologia Assistiva: recursos pedagógicos à inclusão humana. Temas em Educação, João Pessoa, v. 24, p. 28-44, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20242 Acesso em: 30 jan. 2021.

CONTE, Elaine; OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; BASEGIO, Antonio Carlos. Tecnologia Assistiva, Direitos Humanos e Educação Inclusiva: uma nova sensibilidade. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 16-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698163600

CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson C. Educação Inclusiva: diferentes configurações, olhares e mundos possíveis. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, p. 1388-1412, jul./set. 2021.

CONTE, Elaine; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação? Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 2, e28372, 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.28372

DIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017.

FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos; DENARI, Fatima Elisabeth. Pessoa com deficiência: estigma e identidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 26, n. 50, p. 77-89, 22 dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p77-89

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: EDUNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. 346f. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Tradução de George Sperber. São Paulo: Loyola, 2004.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2002.

HONNETH, Axel. Luta pelo reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.

HUI, Yuk. Conceito de tecnologia deve ser pensado à luz da diversidade, diz filósofo chinês Entrevista Folha de São Paulo, 30 jan. 2021.

JULIANO, Kátia Renata Quinteiro; PUGENS, Natália de Borba; CONTE, Elaine. Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte. Artefactum, Rio de Janeiro, v. 19, p. 1-12, 2020.

LANDIM, Ana Maria Damasceno. Elaboração de Tecnologia Assistiva para Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista em Ambiente Escolar. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

LIMA, Roceli Pereira. Promoção do Interesse em Criança com Autismo a partir de uma Plataforma Educacional Assistiva com Fantoche Eletrônico. 2018. 194f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MARTINS, Gabriela Dal Forno; ABREU, Gabriela Vieira Soares de; ROZEK, Marlene. Conhecimentos e crenças de professores sobre a educação inclusiva: revisão sistemática da literatura nacional. Educação em Revista, Minas Gerais, v. 36, p. 1-20, 2020. DOI: 10.1590/0102-4698218615

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.

MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. A educação inclusiva e as novas tecnologias. In: Anais... VII Congresso Nacional de Educação (Conedu). Educação como (re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. 15 a 17 de out. 2020. Maceió, Alagoas, 2020. p. 1-12.

NELSON, Loui Lord. Design and deliver: planning and teaching using universal design for learning. Paul H. Brookes Publishing Co., 2014.

PLETSCH, Márcia Denise; PAIVA, Carla de. Por que as escolas continuam “laudando” alunos com deficiência intelectual? Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 1039-1054, out./dez. 2018.

RODRIGUES, Ana Paula Neves; LIMA, Cláudia Araújo. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Revista de Educação, Pernambuco, v. 3, n. 5, 2017. DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234432

ROSE, David; MEYER, Anne. Teaching Every Student in the Digital Age: Universal Design for Learning. (Ensinando todos os alunos na era digital: Design Universal para Aprendizagem). Alexandria, VA: Associação para Supervisão e Desenvolvimento Curricular, 2002.

SEBASTIAN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 26, n. 4, p. 733-768, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155

SERPRO. Acessibilidade e Universal Design. Disponível em: http://www.serpro.gov.br/acessibilidade/duniversal. php Acesso em: 27 jan. 2021.

SILVA, André Luiz da. Tolerância Inclusiva. 2015. 365 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SOUSA, Cleyton Santana de. Tecnologia Assistiva: o potencial de uso do computador junto a uma professora especialista que atua em sala de recurso multifuncional no atendimento educacional especializado, baseado num estudo fenomenológico-existencial. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. Procedimentos - Padrões das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Deficiências, A/RES/48/96, Resolução das Nações Unidas adotada em Assembleia Geral. Portal do MEC, 1994.

UNESCO. Relatório Global UNESCO: abrindo novos caminhos para o empoderamento: TIC no acesso à informação e ao conhecimento para as pessoas com deficiência. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.

VYGOTSKY, Lev S. Psicologia da Arte. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

WERNECK, Claudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: Editora W.V.A, 1997.

ZANARDES, Cássia Vânia Lucas. Um olhar sobre o uso de tecnologias digitais no atendimento educacional especializado: educação precoce do sistema público de ensino do Distrito Federal. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 22, n. 2. 147-155, 2018. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.14125

ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo. 2018.

ZUIN, Antonio; PUCCI, Bruno; LASTÓRIA, Luiz. 10 Lições sobre Adorno. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Conte, E., & Habowski, A. C. (2022). Olhares sobre Tecnologia Assistiva e Desenho Universal para a Aprendizagem: encruzilhadas, intersecções, insurgências. Revista Educação Especial, 35, e25/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X67410